Câmara recebe representante da APAC

por vca — publicado 20/05/2015 12h27, última modificação 11/03/2016 09h08
20/05/2015

Por meio do Requerimento de nº 017/2015, de autoria do Presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Viçosa, Vereador Edenilson José (PMDB), o plenário recebeu o Gerente Administrativo da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Viçosa (APAC), Diego José Silva. O Vereador solicitou a presença do mesmo para dar esclarecimentos sobre os trabalhos desenvolvidos e os principais objetivos da associação.

Em sua fala, Diego levou ao conhecimento dos parlamentares que a APAC trabalha com três categorias de recuperandos, os que estão em regime fechado, os de regime semi-aberto e de regime aberto. Ele salientou que a instituição desenvolve uma rotina diária e disciplinar para os atendidos, isto vai deste arrumar a cama, preparar as refeições até as qualificações profissionalizantes oferecidas. Diego informou que a APAC tem capacidade de atender a 45 recuperandos, mas atualmente está com 41.

Para Diego, a APAC possui um método eficaz para reinserção ao convívio social e ao mercado de trabalho destes condenados. “O sistema carcerário convencional é mais oneroso ao Estado e dá menos resultados. De 100% dos recuperandos que passam pela APAC, apenas 10% voltam ao crime, enquanto que esse índice no sistema comum é de 70%”, afirma.

Além de fornecer o ensino básico e médio, a associação capacita profissionalmente seus recuperandos em diversas áreas. Entre os trabalhos realizados estão: a confecção de bolas e tapetes (em parcerias com fábricas desses produtos), marcenaria e este mês iniciou o curso de panificação (em parceira com o SEST/SENAI, Projeto Novos Rumos e a ONG Minas Pela Paz).

O Vereador Marcos Nunes (PT), parabenizou a associação pelo importante trabalho desenvolvido, ele salientou que “estamos diante de uma metodologia educacional feitas por nós brasileiros, projetos assim existem há mais de 40 anos e o Estado ainda não percebeu a importância disso”.

O Vice-presidente interino, Vereador Helder Evangelista (PHS), em sua fala lembrou que esteve presente na aula inaugural de panificação, ele elogiou a estrutura montada para os recuperandos e pediu à comunidade viçosense que estabeleça parcerias com a padaria da APAC. “Dê oportunidade a esses cidadãos que querem realmente ser reinseridos à sociedade”, completou.

Para a Vereadora Maria Heloísa Gomes (Heloísa da Policlínica) (PHS), a associação deve ser mais valorizada pelos munícipes. Ela também destacou o altruísmo de cada funcionário da instituição e deu apoio ao projeto da padaria.

Texto: Fernando Cézar

Fotos: Anna Gabriela Motta