Comissão de Educação faz reunião sobre o Mais Educação

por vca — publicado 27/05/2015 11h36, última modificação 11/03/2016 09h08
27/05/2015

Na reunião ordinária da terça-feira (26), o Vereador Sávio José (PT), membro da Comissão Permanente de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Viçosa, apresentou a situação do Programa Mais Educação, do Governo Federal, nas escolas do município de Viçosa. Na tarde da segunda-feira (25), segundo ele, foi realizada uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação. A solicitação da reunião partiu do Presidente da Comissão, Vereador Professor Idelmino (PCdoB).

O Programa Mais Educação foi criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, a fim de construir uma agenda de educação integral nas escolas municipais e estaduais. O programa prevê a ampliação da jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diária. Além do currículo básico, a intenção do programa é promover atividades voltadas para educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, entre outros. Os repasses para os governos estaduais e municipais são feitos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Vereador Sávio informou que o programa não é obrigatório para todas as escolas, mas que em Viçosa a grande maioria das instituições de ensino municipal aderiram ao Mais Educação, 13 no total. Ele explicou que o intuito da reunião foi tomar conhecimento sobre o real funcionamento do programa nas escolas. Sávio acredita que o Poder Executivo e o legislativo devam trabalhar em forças conjuntas, a fim de melhorar a eficiência do Mais Educação.

O vereador salientou que algumas ideias foram revistas e alinhadas para um aprimoramento pedagógico. Ele também destacou a falta de profissionais em algumas escolas, segundo o repasse feito pela Secretaria Municipal de Educação. O vereador informou que a Pasta se comprometeu em ter um empenho maior com o programa, visto a importância do mesmo para a comunidade viçosense.

Além do Vereador Sávio, estavam presentes o Vereador Marcos Nunes (PT), a Secretária Municipal de Educação, Melide Paoli, a Coordenadora do Departamento Infantil, Ana Florinda Fontes, a Coordenadora do Setor de Gestão de Projetos, Mirian Rocha, a Professora Ana Lúcia Silva, a Presidente Interina do Conselho Municipal de Educação, Maria da Conceição Paiva e a Presidente do FUNDEB, Roseli de Castro.

Texto: Fernando Cézar

Foto: Mônica Bernardi