Parlamento Jovem Viçosa participa de 1° Encontro Regional

por vca — publicado 18/05/2015 11h30, última modificação 11/03/2016 09h08
18/05/2015

Na quinta-feira (14) aconteceu o 1° Encontro do Polo Regional da Zona da Mata, do Parlamento Jovem de Minas (PJ) 2015. Para o evento, 32 estudantes saíram de Viçosa acompanhados por professores do Colégio Ágora e da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), pela Presidente do Conselho da Escola do Legislativo, Mônica Bernardi, e pela Coordenadora Pedagógica da Escola, Michelle Dias. Também estiveram presentes no encontro o Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, Vereador Marcos Nunes (PT), e o Vereador Sávio José (PT), membro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara de Viçosa.

Durante toda a tarde as discussões foram pautadas no tema do Projeto para 2015: “Segurança Pública e Direitos Humanos”. Participaram do debate o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vicente Riccio, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Marcelo Otoni Durante e o subcomandante do 2ª Batalhão da Polícia Militar, Major Sávio Geraldo Corsino Pires. A professora do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, Christiane Jalle, atuou como mediadora do debate.

Em sua fala, o professor Marcelo apresentou dados que comprovam que a incidência de homicídios se espalhou pelo país, principalmente no Norte e Nordeste. Segundo ele, apenas 10% dos homicídios chegam a julgamento.

O Major Sávio informou que o Brasil é o 102º país de risco para crianças e abordou os reflexos dos problemas sociais na segurança. O oficial definiu a questão da Segurança Pública como agenda prioritária. Ele destacou ainda que todos os cursos preparatórios da Polícia Militar têm como disciplinas obrigatórias “Direitos Humanos” e a “Polícia Comunitária”.

Para o Vereador Marcos, foi possível discutir a Segurança Pública baseado nos dados apresentados pelos participantes. “O Encontro foi proveitoso para podermos entender a Segurança Pública pelo lado da Ciência, baseado em dados apresentados, e da percepção da corporação”. O vereador também destacou a participação dos estudantes do PJ no encontro, dizendo que eles “estavam atentos e fizeram questionamentos interessantes”.

O 1° Encontro Polo Regional reuniu jovens de Juiz de Fora, Matias Barbosa, Leopoldina, Viçosa e Visconde do Rio Branco no auditório do Colégio Jesuítas, em Juiz de Fora.

Parlamento Jovem de Viçosa participa de 1° Encontro Regional 2 compac

Parlamento Jovem de Viçosa participa de 1° Encontro Regional 3 compac

Parlamento Jovem de Viçosa participa de 1° Encontro Regional 4 compac Parlamento Jovem de Viçosa participa de 1° Encontro Regional 5 compac

Parlamento Jovem de Viçosa participa de 1° Encontro Regional 6 compac