Representante da SOVIPA defende aumento de subvenção

por vca — publicado 27/05/2015 16h46, última modificação 11/03/2016 09h08
27/05/2015

Na reunião ordinária da terça-feira (26), a representante da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (SOVIPA), Cláudia Gomes, ocupou a tribuna para falar sobre a Emenda Modificativa n° 02/2015, de autoria do Vereador Alexandre Valente Araújo (Xandinho do Amoras) (PSD). A emenda altera o Projeto de Lei nº 039/2015, assinado pela então Prefeita interina Marilange Pinto Coelho, e determina o aumento da subvenção da SOVIPA de R$18.000,00 para R$25.000,00.

Cláudia falou sobre o emprego do valor das subvenções pela instituição. “O objetivo é aplicar a subvenção na castração dos animais de rua, como um projeto de saúde pública. A castração visa conter o aumento populacional desses animais. Atualmente não temos como fazer o número de castrações que gostaríamos”, disse ela. Cláudia explicou ainda que a SOVIPA financia cerca de 60 quilos de ração para três protetoras de animais da cidade, cada uma com, em média, 80 cães e 20 gatos.

Segundo ela, o aumento da subvenção se faz necessário por esse motivo. “Não deveríamos estar destinando a verba para a este auxílio. A maioria desses animais foi entregue a essas protetoras há aproximadamente 10 anos, vindos do Depósito de Animais da Violeira que foi desativado. Na época a Administração Pública se comprometeu a custear a ração, e isso não vem sendo feito”.

A Emenda de nº 02/2015, discutida por Cláudia, foi votada no segundo expediente da reunião e foi aprovada em única votação.

PROJETO Nº 039/2015

Foi aprovado em primeira votação durante a reunião ordinária o Projeto de Lei nº 039/2015, assinado pela então Prefeita interina Marilange Pinto Coelho. A matéria altera o Anexo I da Lei nº 2.453/2014, que dispõe sobre a concessão de subvenções sociais.

Além da Emenda Modificativa nº 02/2015, de autoria do Vereador Alexandre, foram apresentadas outras duas Emendas Modificativas: nº 01/2015, assinada pelos Vereadores Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC) e Lidson Lehner (PR), e nº03/2015, também do Vereador Alexandre. Também foram propostas duas Emendas Aditivas ao Projeto, uma do Vereador Marcos Nunes (PT), e outra do Vereador Geraldinho Violeira. Todas as emendas foram aprovadas em única votação.

Texto e Foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi