Vereador faz Representação para abrigos de pontos de ônibus

por vca — publicado 13/05/2015 15h42, última modificação 11/03/2016 09h08
13/05/2015

Na Reunião da terça-feira (12), foi aprovada a Representação n° 011/2015 junto ao Ministério Público, de autoria do Vereador Professor Idelmino (PC do B). A matéria requer adoção de medidas legais para exigir da empresa concessionária do transporte coletivo que construa abrigos de pontos de ônibus.

Em sua fala o vereador destacou a importância de oficializar a obrigatoriedade da Viação União, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade, instalar os abrigos dos pontos de ônibus, já que está em contrato que ela deva prestar um serviço de qualidade à população. Para ele, o atendimento deve ser iniciado ainda enquanto o cidadão aguarda o ônibus, e por isso cabe à empresa essa instalação.

O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS) informou que a Viação União já está com o processo em andamento para a construção de abrigos, mesmo não havendo a obrigatoriedade. “A viação União já se disponibilizou a construir essas paradas de ônibus. Cada uma custa aproximadamente 8 mil reais, e o Município está economizando, a princípio, 160mil reais”, disse ele. O Vereador falou que, para ele esta ação pode ser considerada uma “contrapartida” da empresa com a cidade, mas que “se o Ministério Público determinar, façamos então uma Lei que determine isso”.

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS) também participou do debate, destacando que “toda ajuda é bem vinda, é pertinente que tenhamos sim o apoio dos empresários”.

Ao ocupar a Tribuna, o Vereador Marcos Nunes (PT) falou de sua preocupação com o tema. “Preocupa-me muito a cobrança da implantação dos pontos de ônibus da União, sendo uma empresa privada ‘doando’ materiais e infraestruturas para o poder público”, disse ele, destacando que esta atitude pode influenciar que empresas privadas passem a “pautar os políticos”.

Texto e Foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi