Parlamento Jovem realiza plenária regional em Juiz de Fora

por vca — publicado 14/08/2015 11h15, última modificação 11/03/2016 09h08
14/08/2015

Na quinta-feira (13) foi realizada a plenária regional do Parlamento Jovem (PJ) de Minas Gerais. Participaram da plenária as cidades de Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco. Foram estabelecidas seis propostas para serem defendidas na etapa estadual.

A Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV) falou aos jovens presentes que “Parabenizo a coordenação regional e a estadual por mais um ano do Parlamento Jovem. É notável o crescimento do PJ em Viçosa, uma vez que em 2015 esteve regionalizado, tendo como cidade polo Juiz de Fora. Como educadora, vejo este projeto como um importante meio de construção do saber dos jovens que participam do mesmo, além disso, o PJ também incentiva a participação feminina na política”, salientou.

Parlamento Jovem realiza plenária regional em Juiz de Fora 3

Os estudantes também foram acompanhados da Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo de Viçosa, Michelle Dias. Ela parabenizou a dedicação e o empenho de todos os alunos integrantes no projeto, destacando que nem todos puderam estar presentes na Regional. "Ressalto também a importância deste momento onde os alunos das cidades do Polo Zona da Mata tiveram a oportunidade de interagir e trocar experiências, além de vivencias a prática do processo legislativo e se preparando para a Etapa Estadual", concluiu.

A Coordenadora Estadual do PJ, Fernanda Freitas representou a Assembleia Legislativa e a PUC Minas, criadores do projeto. Na ocasião ela ressaltou como o Parlamento Jovem está provocando verdadeiras mudanças na vida dos participantes. Ela também destacou a ampliação da presença de mais jovens na política como uma das metas traçadas. “Além de Juiz de Fora, no próximo ano teremos mais uma cidade polo na Zona da Mata, devido a grande mobilização que o projeto vem causando na região”, informou.

As propostas aprovadas para serem levadas à plenária estadual foram: Concessão de isenção fiscal para empresas que promovam investimentos em escolas públicas; Ampliar o programa Fica Vivo! a todas cidades do Estado, estendendo seu atendimento a população de 8 a 25 anos; Implementação do projeto Jovem Integrado, baseado no PROERD, com ocorrência bimestral nas escolas públicas, em turmas a partir do 6º ano, a fim de trabalhar temas como a prevenção do crime, drogas, lições de cidadania, entre outros; Ampliação do projeto Olho Vivo, programa de vigilância virtual do governo do Estado; Ampliação da Lei Municipal de Juiz de Fora nº 9791, de 12 de maio de 2000, conhecida como Lei Rosa, para âmbito estadual, com modificação no artigo 11, no que diz respeito às penalidades, aglutinando as penalidades I e II (advertência e multa de 1.000 UFM's, respectivamente) e Criação, pelo governo, de campanhas semestrais para conscientização contra homofobia, discriminação racial, violência contra a mulher, intolerância religiosa e qualquer tipo de discriminação.

Parlamento Jovem realiza plenária regional em Juiz de Fora 2

Também compareceram na plenária o Presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Vereador Rodrigo Mattoso; O Presidente da Câmara de Leopoldina, Vereador Ivan Martins Nogueira; diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Ubá, Vereador Vinícius Sâmor de Lacerda; a diretora da Câmara de JF, Maria Aparecida Fontes Cal; o coordenador do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), Luís Eugênio Ribeiro Bastos; o supervisor de Serviços de Formação para a Cidadania do órgão, Sérgio Dutra; a coordenadora do PJ de Santos Dumont, Elma Costa, e o presidente da Câmara de Muriaé, Vereador Sargento Joel.

Texto: Fernando Cézar

Revisão e Foto: Mônica Bernardi