Plano de Cargos e Salários gera debate na Câmara

por vca — publicado 05/08/2015 12h37, última modificação 11/03/2016 09h08
05/08/2015

O Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais foi tema de debate na reunião Ordinária (04). A matéria, que já vem sendo discutida pelos Vereadores, está sendo criada por uma Comissão instaurada pelo Prefeito Municipal Ângelo Chequer e tem previsão para chegar na Casa Legislativa em Outubro.

O assunto foi iniciado pelo Vereador João Januário Ladeira (João Josino) (PR), que parabenizou o Prefeito e o Secretário de Governo Luciano Piovesan, presidente da Comissão de elaboração do Plano, pelo empenho na efetivação do projeto. O Vereador informou que “antes de vir para Casa Legislativa, ele será apresentado aos servidores”.

Para a Vereadora Maura Fontenelle (PSDB), neste momento é necessário unir forças para que o projeto seja efetivado. “Temos que dar um voto de confiança ao Executivo”, disse a Vereadora.

A Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), Presidente da Câmara, também usou a tribuna para falar sobre o assunto. “Antes de ser Vereadora eu sou servidora da rede municipal. Desde o meu primeiro discurso, quando tomei posse, deixei muito claro a importância do Plano de Cargos e Salários e da revisão do Magistério”, disse ela. Ela destacou a necessidade da participação dos servidores na construção do projeto, pois “o Prefeito e os Vereadores mudam, mas nós servidores vamos ficar com o Plano”. “No dia que esta Casa estiver realizando a votação, nós Vereadores vamos querer acreditar que estaremos aprovando um projeto em consonância com as demandas dos servidores”, completou.

O Sindicato dos Funcionários da Prefeitura de Viçosa (SINFUP) enviou uma carta ao Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PC do B) falando sobre a mesma questão. O Vereador fez a leitura da correspondência, onde os membros do SINFUP se mostram preocupados com a finalização do Plano sem que haja um debate com os sindicalizados. Idelmino ressaltou que é necessário que este diálogo aconteça e que contemple também o Sindicato. “Parabenizo aos colegas pela discussão madura sobre o assunto. Nós Vereadores estamos aqui de forma temporária, mas os servidores efetivos ficarão pela vida toda, se assim quiserem”.

Marilange falou também sobre a reunião realizada na segunda-feira (03) com alguns Vereadores, o Secretário de Governo e o Secretário de Gabinete para falar sobre o Plano. “A Comissão tem um cronograma de trabalho, e fizeram reuniões com os servidores. Cabe agora as Secretarias e aos dois sindicatos [SINFUP e o Sindicado único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SINDUTE)] para mobilizar estas discussões”, disse a Vereadora.

O líder do Prefeito na Casa, Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), falou sobre o cronograma das reuniões, destacando que os funcionários foram convidados para o encontro. Ele informou que o Secretário de Governo e Presidente da Comissão de elaboração do Plano de Cargos e Salários vai estar presente na reunião Ordinária da próxima semana.

Texto: Anna Gabriela Motta

Foto: Fernando Cézar e Mônica Bernardi