Projeto sobre carga e descarga de valores é discutido na Câmara

por vca — publicado 12/08/2015 12h17, última modificação 11/03/2016 09h08
12/08/2015

O Projeto de Lei nº 055/2015, de autoria do Vereador João Januário Ladeira (João Josino) (PR), voltou a ser debatido na reunião Ordinária da terça-feira (11). A matéria, que estabelece horário de carga e descarga de valores de agências bancárias, foi aprovado em segunda votação.

A proposta de lei define que o procedimento de abastecimento dos bancos no município, por meio de “carros-fortes”, seja feita até uma hora antes da abertura do estabelecimento e a partir de uma hora após o encerramento do atendimento ao público.

Durante a reunião o Vereador Geraldo Deusdedit Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC) falou sobre o Projeto. “Entendo a intenção do Vereador João ao propor essa lei, mas acho a situação complicada. A empresas de valores atendem outras cidades de Minas Gerais e pode ser difícil adequar a rota aos horários propostos”, disse ele. Geraldinho ainda destacou a questão da violência e que, com os horários pré-estabelecidos, “pode facilitar a ação de assaltantes”.

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), Secretário da Mesa Diretora, também participou da discussão. Segundo ele, as empresas têm condições de se adequar para que a lei seja cumprida. Ele falou ainda sobre a preocupação com o local onde o carro-forte fica parado para o transporte do malote.

Para o Vereador Marcos Nunes (PT), o projeto vai auxiliar na segurança do cidadão que está no banco, mesmo que essa seja competência do Estado. Durante sua fala, ele ainda comentou sobre a situação das empresas de valores diante do projeto, que podem ter seu trabalho dificultado com a nova lei. Mas, segundo Marcos, as empresas de valores “estão preparadas para se protegerem da violência, com seus coletes e armas”, já o cidadão, em caso de ataques, não têm nenhum tipo de proteção.

Texto: Anna Gabriela Motta

Fotos: Fernando Cézar e Mônica Bernardi