Câmara participa da III Conferência Municipal da Juventude

por vca — publicado 17/08/2015 16h06, última modificação 11/03/2016 09h08
17/08/2015

Neste fim de semana o Conselho Municipal de Juventude, presidido pelo Vereador Sávio José (PT), promoveu a III Conferência Municipal da Juventude. O evento teve como objetivo discutir e debater a realidade da juventude de Viçosa. A Vereadora Maura Fontenelle (PSDB) esteve na conferência representando a Câmara Municipal de Viçosa.

Na sexta-feira (14), o encontro foi na Estação Cultural Hervé Cordovil e apresentações musicais. Além da Vereadora Maura, participaram da Mesa de Abertura o Presidente do Conselho, Vereador Sávio José (PT); ; a representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Isabella Leal; o representante do Poder Executivo Municipal, Secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, Geraldo Luis Andrade; o Defensor Público, Glauco Rodrigues e o representante da 10ª Cia Independente de Polícia Militar de Viçosa, Tenente Samarino.

Em sua fala, a Vereadora Maura parabenizou a iniciativa do Conselho e destacou a importância da Conferência para o município. Para ela “a conferência é um momento importante de deliberação sobre políticas públicas voltadas para a juventude. Este é um evento no qual Poderes instituídos, sociedade civil organizada e população podem compartilhar conhecimentos e definir um futuro melhor para a cidade de Viçosa”, salienta.

Vereadora representa a Casa Legislativa na III Conferência Municipal da Juventude2

No sábado (15), as discussões começaram cedo na E. E. Cel. Antônio da Silva Bernardes (CASB). As pautas foram dividas em 5 temáticas e no fim foi redigido um relatório com os encaminhamentos propostos. As temáticas são referentes a participação do jovem na sociedade viçosense, políticas públicas voltadas para a diversidade, cultura, saúde e trabalho.

Entre as demandas estabelecidas estão: otimizar o Conselho Municipal da Juventude; apoiar e fomentar os grupos voltados para os jovens que já atuam na cidade; criação do Fundo Municipal e do Plano Juventude Viva; abrir espaços de discussão sobre diversidade; criminalização da homofobia no município; fortalecer o ensino e implementação da Lei Federal de nª 10.639/03, que determina o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de ensino fundamental e médio; melhorar a infraestrutura das praças da cidade; revitalização do uso da AEV; criação de políticas de prevenção de sobreo drogas no campo; assistência à saúde do jovem; incentivar o programa Menor Aprendiz e apoiar a implantação do SENAC Viçosa.

De acordo com o Presidente do Conselho este ano estão acontecendo diversas Conferências Municipais e Estaduais, e em 2016 será realizada a etapa nacional de todas as Conferências. “Essas Conferências são espaços de participação popular na formulação de políticas públicas que dizem respeito às Cidades, ao Estado e ao País”, disse o Presidente.

Texto e foto: Fernando Cézar

Revisão: Mônica Bernardi