Vereadores participam de apresentação do Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres

por CamaraMunicipal — publicado 27/08/2015 16h47, última modificação 11/03/2016 09h08
27/08/2015

Na tarde da quarta-feira (26), aconteceu na Sede do Instituto Municipal de Assistência aos Servidores (IMAS) a apresentação do Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em situação de Violência. A Vereadora Maura Fontenelle (PSDB), por solicitação da Presidente da Casa Legislativa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), participou do evento. Também estiveram presentes os Vereadores Marcos Nunes e Sávio José (PT).

O Protocolo foi elaborado pelo Conselho Municipal de Direito das Mulheres (CMDM), em parceria com a Casa das Mulheres, e tem como objetivo estabelecer as diretrizes para o atendimento humanizado às vítimas de violência, determinando a forma que as instituições vão passar a lidar com essas mulheres.

A necessidade de criar políticas públicas para essa situação tem sido uma tendência em diversos municípios, baseado no grande número de casos de violência contra as mulheres, tanto sexual quanto psicológica. Segundo dados do Serviço de Vigilância Epidemiológica/Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa, durante o ano de 2013 foram registrados pelo menos 600 casos, sendo que muitas vítimas não prestam queixas. Por este motivo, o CMDM mobilizou parceiros para construir o documento.

No evento também foi apresentado o Fluxo de atendimento da Violência Sexual em Viçosa, com todas as ações que devem ser tomadas pelas entidades participantes da Rede Protetiva. São essas: Casa das Mulheres, Delegacia da Polícia Civil, Hospital São Sebastião, Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Centro Viva Vida, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Hospital São João Batista, Polícia Militar e Posto de Perícia Integrada (PPI).

Protocolo Violência contra Mulheres 2

A Vereadora Maura parabenizou à Casa das Mulheres pela iniciativa, e se sentiu lisonjeada em poder participar. “Como mulher e vereadora, precisamos estar atentas aos direitos das mulheres. A violência sexual ao gênero é algo que nos sensibiliza, pois temos a consciência que existe e deve ser combatido”, disse a Vereadora.

Texto e foto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi