Câmara recebe Assessor do SAAE em reunião Ordinária

por vca — publicado 29/09/2015 10h12, última modificação 11/03/2016 09h08
29/09/2015

Com base no Requerimento nº 034/2015, de autoria da Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, a Casa Legislativa recebeu na reunião Ordinária da terça-feira (28) o Assessor Especial do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Ivan Jannotti Wendling. O objetivo da visita foi falar sobre projetos nas Bacias Hidrográficas do Ribeirão São Bartolomeu e do Rio Turvo Sujo.

Durante sua fala, Ivan apontou diversas ações projetadas para os dois mananciais, destacando praticas vegetativas e mecânicas em parceria com a Agência Nacional de Água (ANA), com fundo no valor de R$ 700 mil. Segundo o Assessor do SAAE, os projetos de recuperação “também possuem uma parte social, como, por exemplo, a formação de novos produtores”.

Após a apresentação, os Vereadores tiveram a oportunidade de levantar questionamentos e tirar dúvidas sobre o assunto. Um dos temas mais pontuados foi sobre a criação de ´barraginhas` nas propriedades rurais, que são pequenas bacias para captar enxurradas, visando infiltração rápida entre uma chuva e outra. Após o questionamento do Vereador Marcos Nunes (PT), Ivan salientou que o próprio produtor pode fazer uma ´barraginha`. O Vereador Lidson Lehner destacou que antes havia uma resistência por parte dos proprietários de terras, pois estes se mostravam preocupados em danificar a propriedade, mas que “atualmente isso é bem aceito devido à crise hídrica”.

A autora do convite, Vereadora Marilange, se mostrou preocupada com a situação da água em Viçosa, e por isso achou importante que Ivan participasse da reunião para trazer informações sobre o assunto. “Como educadora, eu acredito que as gerações futuras devem ser trabalhadas para uma maior consciência ambiental”, disse ela. Marilange fez ainda um questionamento sobre o crescimento de alguns pontos em Viçosa. Para Ivan, “o crescimento desordenado da cidade realmente traz prejuízos para os mananciais, como concreto, assoreamento e poucos locais para captação de água”. “O Poder Público precisa realmente colocar regras, notificar e multar quando necessário”, concluiu Ivan.

O Vereador Lidson aproveitou para falar sobre a necessidade de reformular o Código Ambiental. Como suplente do Vereador Marcos Nunes no Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), ele fez a provocação para que a Casa trabalhe nesta matéria juntamente com pessoas da área, buscando “atualizar e não dar brechas para que o empreendedor imobiliário faça coisas inadequadas”.

Texto: Anna Gabriela Motta

Foto: Fernando Cézar