Estudante usa a Tribuna para falar sobre a Violência contra a Mulher

por vca — publicado 16/09/2015 10h51, última modificação 11/03/2016 09h08
16/09/2015

O combate à violência contra mulher foi tema da Tribuna Livre na reunião Ordinária da terça-feira (15). A estudante Indyra Giácomo, membro do Coletivo de Mulheres Vacas Profanas, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), ocupou a tribuna para falar sobre os casos de violência ocorridos em uma festa que aconteceu neste mês. Indyra informou que essas atitudes são recorrentes e pediu o apoio do Poder Público para combatê-las.

A estudante relatou que durante a festa em questão, diversas mulheres foram assediadas e até mesmo agredidas por homens. “Nesse momento é importante desconstruir algumas falácias criadas para colocar a culpa por tais violências nas mulheres que são, na verdade, as vítimas dessas situações”, disse ela, que destacou a diferença no olhar da sociedade entre o homem e a mulher que consomem bebida alcoólica.

Indyra também falou sobre a criação do Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência, instituída pelo decreto 4781/2014 a Lei de iniciativa popular n° 2417/2014. Porém ela salientou a importância de atendimento imediato às vitimas, e sugeriu que seja pensada a possibilidade de haver um ponto de apoio a mulher vítima de violência nos locais das festas que necessitem alvará da Prefeitura. “Cobramos também do Poder Púbico o compromisso com a garantia dos direitos das mulheres”, concluiu.

A Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) falou da indignação de toda a Casa Legislativa para com o ocorrido. Ela falou ainda de relatos de homens que, durante a festa, carimbavam o nome e o telefone no corpo das mulheres e colocou a Câmara a disposição, principalmente em relação à obrigatoriedade do ponto de apoio nas festas.

O líder do Prefeito na Casa, Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), também parabenizou a Indyra pela proposta, destacando a necessidade de existir um ponto de apoio já no local das festas.

O Vereador Alexandre Valente (Xandinho) (PSD), Procurador Especial da Mulher na Câmara, parabenizou a estudante pela fala e aproveitou para convidar “É lamentável que em pleno século XXI ainda tenhamos que discutir o direito de ir e vir das mulheres com respeito”, disse o Vereador.

Também abordou o assunto o Vereador Sávio José (PT). Para ele, que já havia se manifestado sobre as denúncias na reunião Ordinária da semana anterior, “o assédio não acontece por causa do consumo de bebida alcoólica, e sim do machismo. O machista tem essas atitudes tanto alcoolizado quando embriagado”.

A Vereadora Maura Fontenelle (PSDB) também parabenizou Indyra pela fala, e destacou a importância de proteger a mulher em todos os eventos que estão por acontecer na cidade, pois “o desrespeito é muito grande”.

Também relacionado ao tema, o Vereador Alexandre convidou a todos para a 2ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres, que vai acontecer no dia 17 de setembro, no Pavilhão de Aulas 1 (PVA), na Universidade Federal de Viçosa, a partir das 8h.

Texto: Anna Gabriela Motta

Revisão e foto: Mônica Bernardi