Medicina da Família em pauta durante a reunião dos Vereadores

por vca — publicado 16/09/2015 13h25, última modificação 11/03/2016 09h08
16/09/2015

Por meio do Requerimento n° 032/2015, do Vereador Sávio José (PT), foi convidado a participar da reunião Ordinária da terça-feira (15), o Professor do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Médico de Família e Comunidade, Leandro David Wenceslau. O objetivo da participação foi apresentar uma análise de como a atenção básica e o programa de saúde da família estão conceituados e discutir como é possível fazer a interação entre a academia e o serviço da cidade.

madicina da família é pauta durante a reunião dos Vereadores 2

Vereador Sávio José, autor do Requerimento

O professor Leandro iniciou a apresentação falando da saúde como direito social no Brasil. Ele destacou a importância do médico da família, e disse que este profissional infelizmente é pouco valorizado. “No Canadá, quase 50% dos médicos são especializados em Medicina em Família e Comunidade. No Brasil apenas 1,23% dos médicos tem essa especialidade, logo, são usados profissionais que não são especializado nessa área. Esse é um dos principais problemas para o sucesso das estratégias de saúde da família”, disse ele. A especialidade Medicina da Família foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 2001, e tem a função de principal de atendimento primário.

Um problema levantado por Leandro e por alguns Vereadores foi a questão da renovação de receitas médicas, que acaba por tomar um tempo de atendimento de pacientes que possuem prioridade.

Com a frase “Vamos transformar a saúde em Viçosa?”, o professor convidou a todos para participar do Seminário Regional de Integração de Ensino, Serviço e Gestão em atenção primária à saúde, que vai acontecer nos dias 18 e 19 de setembro, chamando para uma “mobilização da qualificação da atenção primária a saúde no Município”.

Texto: Anna Gabriela Motta

Revisão e foto: Mônica Bernardi