Plenário aprova nomes dos homenageados para Títulos

por vca — publicado 16/09/2015 13h37, última modificação 11/03/2016 09h08
16/09/2015

Por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 006/2015, foram oficializados os nomes dos agraciados que receberão os títulos conferidos anualmente pela Câmara Municipal de Viçosa, em comemoração ao aniversário da cidade. O projeto foi votado em reunião Extraordinária, não remunerada, na terça-feira (15), realizada logo após a reunião Ordinária. Também foi aprovada a Comenda Mérito Educacional Professora Cleuza Salomé Duarte de Castro, instituída pelo Projeto de Resolução 017/2015.

Os nomes estabelecidos para o título de Honra ao Mérito foram: Lêda Maria Andrade Fontes, indicada pela Vereadora Maura Fontenelle (PSDB); Mateus Filipe Gregório Machado, homenageado apontado pelo Vereador Edenilson José (PMDB); Paula Rita Koster, sugerida pelo Vereador Alexandre Valente (PSD) e Sérgio Augusto Moreira Marota, escolhido pelo Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS).

Para receber o título de Cidadão Benemérito ficaram definidos: Agnelo Gomes Francisco, escolhido pelo Vereador Luis Eduardo Figueiredo Salgado (Cebolinha) (PDT); Francisco Assis de Souza Castro, indicado pelo Vereador Carlitos Alves (Meio Kilo) (PDT); José Maria de Oliveira Barbosa, apontado pelo Vereador Geraldo Deusdedit (Geraldinho Violeira) (PSDSC); Marta Maria de Oliveira Santos, homenageada sugerida pela Vereadora Maria Heloísa Gomes dos Santos (Heloísa da Policlínica) (PHS) e Venceslau José Silva, apontado pelo Vereador Prof. Ildemino Ronivon (PCdoB).

Seis nomes foram indicados para receberem o título de Cidadão Honorário. Os nomes oficializados são: Aguinaldo Pacheco, indicado pelo Vereador Sávio José (PT); Humberto Fonseca Fadlallah, escolhido pelo Vereador João Januário (PR); João Carlos Siqueira (Padre João), apontado pelo Vereador Marcos Nunes (PT); Mirtes Fialho Bitarães, escolhida pelo Vereador Lidson Lehner (PR); Nilton Alves Gonzaga, sugerido pelo Vereador Helder Evangelista (PHS) e Rosa Emília Silva Vieira Soares, indicada pela Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV).

Projeto de Resolução 017/2015

O Projeto de Resolução 017/2015, que institui a Comenda do Mérito Educacional Professora Cleuza Salomé Duarte de Castro, foi votado e aprovado em única votação, ainda na reunião Ordinária da terça-feira (15). A presidente da Casa, Vereadora Marilange, afirmou que ações voltadas para educação do município devem ser reconhecidas.

“Durante todo o ano a Câmara confere alguns títulos e homenagens para diversas áreas, como cultura, ações sociais, segurança pública e meio ambiente, mas estava faltando contemplar a área da educação. A Comenda leva o nome da Prof.ª Cleuza Salomé, ela que sempre lutou e atuou no âmbito educacional de Viçosa, foi diretora de escolas públicas e privadas, foi uma das fundadoras da Escola de Estudo Superiores de Viçosa (ESUV) e uma pessoa extremamente íntegra e carismática”, destacou Marilange.

Já na reunião Extraordinária, por meio do Decreto de nº 007/2015, foi votado e estabelecido que este ano a Comenda do Mérito Educacional vai ser conferida à Marli Aparecida Franco.

Os Decretos de n.º 006 e 007 foram aprovados em única votação e assinados pela Mesa Diretora.

Texto: Fernando Cézar

Revisão e foto: Mônica Bernardi