Regularização de antenas é tema de Audiência Pública

por vca — publicado 16/09/2015 13h19, última modificação 11/03/2016 09h08
16/09/2015

Devido às reivindicações feitas por moradores do Distrito de Silvestre e da Violeira, a Câmara Municipal de Viçosa realizou Audiência Pública na segunda-feira (14), com o objetivo de discutir a regularização de duas Estações de Rádio Bases (ERB). A Audiência foi solicitada por meio do Requerimento nº 031/2015, de autoria do Vereador Marcos Nunes (PT).

A mesa foi composta pelo Vereador Marcos, que presidiu a sessão; pela Coordenadora de Licenciamento da Ferk Telecom (empresa que presta consultoria para a BR Towers), a Arquiteta Regina Barbosa Marini; pelo Coordenador de obras da Ferk Telecom, o Engenheiro Joaquim Luís Canto Caruso e pela Coordenadora do Setor de Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Viçosa, Silvania Martins.

Moradores presentes na ocasião expuseram a sua preocupação em relação a radiação que as antenas podem transmitir, e posteriormente trazer danos à saúde. Um dos moradores fez questionamentos se há estudos comprovando se a emissão da radiação é prejudicial ou não.

De acordo com Regina, o laudo radiométrico comprova que a empresa responsável pelas antenas está operando dentro destes limites. Regina ainda salientou que na legislação federal “não consta nenhum tópico sobre a distância da população, tendo em vista que este nível de radiação emitido não faz mal à saúde das pessoas, segundo comprovações científicas”.

Já o Engenheiro Joaquim Luís, afirmou que todas as exigências legais para instalação e operação das antenas foram obedecidas e que a empresa possui diversas antenas que estão sendo regularizadas.

Também estiveram presentes na reunião os Vereadores: Professor Idelmino Ronivon da Silva (PCdoB), Maria Heloisa Gomes dos Santos (Heloísa da Policlínica) (PHS), Maura Fontenelle (PSDB) e Sávio José (PT).

Para o vereador Marcos Nunes, atender as demandas da população na busca de soluções é uma das principais funções da casa legislativa. “Considero pertinente a preocupação da população com relação à saúde. A Audiência cumpre este papel de esclarecer sobre a regularização e os possíveis impactos causados pela radiação proveniente das antenas”, salientou Marcos.

Texto: Fernando Cézar

Revisão e foto: Mônica Bernardi