Superintendência é tema de reunião entre Vereador e Secretária Estadual de Educação

por vca — publicado 21/09/2015 11h58, última modificação 11/03/2016 09h08
21/09/2015

O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PC do B), Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara, participou na quinta-feira (17) de uma reunião em Belo Horizonte. O tema do encontro foi à instrumentalização da lei que institui a Superintendência Regional de Ensino em Viçosa, assunto quem vem sendo abordado pelo Vereador de forma recorrente. Na ocasião, Idelmino também compareceu ao evento Virada Educação Minas Gerais, idealizado para buscar iniciativas e experiências que tornem a escola mais atrativa para a juventude.

As Superintendências Regionais de Ensino (SRE) têm por objetivo exercer ações de supervisão técnica, orientação normativa, articulação e integração entre o Estado e os Municípios, se baseando nas diretrizes e políticas educacionais. Atualmente Viçosa faz parte da Regional de Ponte Nova, junto com outras 28 cidades.

Para o Vereador, Viçosa pode ser considerada um Polo Educacional, e por isso a Lei, criada há oito anos, deve ser instrumentalizada. “Pensar no desenvolvimento regional por meio da educação é pensar na Superintendência Regional de Ensino em Viçosa, pois ela seria um meio de alavancar este desenvolvimento”, disse Idelmino, destacando que esta demanda também foi encaminhada ao Fórum Regional do Caparaó.

Por intermédio do Deputado Estadual Paulo Lamac (PT), que também participou da reunião, o Vereador se reuniu com a Secretária Estadual de Educação, Macaé Evaristo, para falar sobre o assunto.

Segundo o Vereador Idelmino, a Secretária informou que irá incluir a Superintendência como Plano Político do Estado. A demanda fará parte do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Macaé se disse que não serão medidos esforços para que ainda no próximo ano seja efetivada a Superintendência Regional de Ensino em Viçosa. Ainda segundo ele, a Secretária destacou que, por meio dos Fóruns Regionais, o Governo busca trabalhar as prioridades em cada região, e que esta certamente é uma delas.

Na foto, o momento da entrega do documento que oficializa a solicitação do Vereador. Da esquerda para a direita, o Deputado Paulo Lamac, a Secretária Macaé, o Vereador Professor Idelmino e o assessor do Deputado, Frederico Araújo.

Texto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi