Vereadora pede reunião com organizadores da Nicoloco

por vca — publicado 15/09/2015 15h41, última modificação 11/03/2016 09h08
15/09/2015

A Vereadora Maura Fontenelle (PSDB) solicitou uma reunião com os organizadores da festa Nicoloco com o objetivo discutir sobre o evento e a falar sobre algumas reclamações de moradores do bairro onde a festa é realizada. O encontro aconteceu na tarde da segunda-feira (14), na Câmara Municipal. A Vereadora Maria Heloísa Gomes (Heloísa da Policlínica) (PHS) também esteve presente.

A Nicoloco é uma festa de bebida liberada que está em sua 12° edição. O evento atrai pessoas não só de Viçosa e região, mas de outras cidades de Minas Gerais e do Brasil. A edição de 2015 aconteceu no mês de setembro.

Devido ao grande porte do evento, a Vereadora Maura se mostrou preocupada com o impacto para Viçosa. Ela informou que recebeu algumas reclamações dos moradores da região onde ocorre a festa, e que por isso vê a necessidade de debater com os organizadores. “Meu objetivo aqui é entender como este evento é pensado, não só durante, mas também quando a festa acaba. Eu tenho uma filha adolescente. Minha preocupação, e de toda a Casa Legislativa, é exatamente visando o bem estar dos jovens que frequentam esse tipo de festa.”, disse a Vereadora.

Segundo os organizadores da Nicoloco, ainda no mês de Abril deste ano a documentação para que a festa fosse realizada começou a ser preparada, como a liberação do alvará. Eles informaram que desde então foram enviados ofícios para os hospitais da cidade, Polícia Militar e Civil, Ministério Público, Taxistas, Câmara Municipal, Conselho Tutelar, empresa responsável pelo transporte público e outros órgãos e entidades envolvidos direta ou indiretamente. Ainda segundo os organizadores, eles também marcaram uma reunião com representantes destes órgãos e com representantes dos moradores do bairro Silvestre, onde fica localizado o espaço de eventos que a festa é realizada, mas que poucas pessoas compareceram.

Em relação à segurança do evento, assunto levantado também pela Vereadora Maura, os organizadores explicaram que são bastante criteriosos em relação a esse tipo de demanda, e destacaram que alguns casos relatados pelos moradores e repassados pela Vereadora tiveram ações por parte dos seguranças contratados.

Durante a reunião foram apresentados pelos organizadores dados positivos em relação à festa. Segundo eles, nesta edição da Nicoloco, 8 toneladas de alimentos que serão doados para entidades foram recolhidos, e que ao longo de todos os anos as doações somam 70 toneladas.

Para a Vereadora o encontro foi bastante positivo, pois foi possível dar voz aos organizadores da festa e esclarecer sobre as denúncias feitas. “Ficou claro aqui que existe toda uma organização para que o evento ocorra da melhor forma possível. É importante sempre que os envolvidos estejam presentes nas discussões, buscando que esses atos sejam minimizados e deixem de existir”, concluiu Maura.

Texto: Anna Gabriela Motta

Revisão e foto: Mônica Bernardi