Violência contra a mulher volta a ser discutida na Câmara

por vca — publicado 23/09/2015 10h48, última modificação 11/03/2016 09h08
23/09/2015

Na reunião Ordinária da terça-feira (23), a violência contra a mulher foi novamente debatida. A estudante Indyra Giácomo, membro do Coletivo de Mulheres Vacas Profanas, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), retornou a Casa Legislativa para falar sobre uma declaração polêmica do Vereador Helder Evangelista (Cherinho) na reunião da semana anterior. O Vereador Helder, por sua vez, usou a Tribuna para se desculpar pela fala, destacando que é contra toda e qualquer violência.

Na reunião do dia 15, após denúncias feitas por Indyra de abusos às mulheres em uma festa de grande porte realizada na cidade nos dias 6 e 7 de setembro, o Vereador utilizou a tribuna e mencionou a um fato ocorrido na noite do evento. A fala do Vereador gerou polêmica. Por este motivo, a estudante retornou a Câmara para repudiar o pronunciamento de Helder e fazer a leitura de uma carta do Coletivo Vacas Profanas.

No documento lido, o Coletivo agradece ao apoio dos parlamentares a proposta de medida de segurança para mulheres em festas que necessitem do alvará da Prefeitura. A ideia é que seja implantado nos locais das festas um ponto de apoio a mulheres. Sobre a violência enfrentada pelas mulheres, a estudante fez um desabafo, dizendo que “essa violência é comum entre nós mulheres, já que desde muito novas somos ensinadas como devemos nos portar em sociedade” para que não sejam violentadas.

O Vereador Helder, logo em seguida, utilizou a Tribuna para se retratar. Ele reconheceu que errou em sua fala, e pediu desculpas à Indyra e a todas as mulheres. “Eu também repudio a minha fala da semana passada. Lamento muito pelo que eu falei, e peço desculpas a todas as mulheres e pessoas que eu ofendi. Espero nunca mais cometer o mesmo erro”, declarou o Vereador.

Durante a reunião a maioria dos Parlamentares presentes se manifestou sobre o assunto, reforçando que esta é uma bandeira levantada por eles. O Procurador Adjunto da Mulher na Câmara, Vereador Alexandre Valente (Xandinho do Amoras) (PSD), agradeceu ao Vereador Helder pela retratação, e destacou que no mesmo dia conversou com ele sobre o assunto.  O Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), parabenizou o Vereador pelo pedido de desculpas, e salientou que a Delegacia da Mulher em Viçosa é uma demanda urgente.

Ainda sobre o assunto, o Vereador Marcos Nunes (PT) reconheceu que o machismo é um pensamento que ainda está presente de forma muito forte em nossa sociedade. “Peço que as pessoas que estudam e entendem melhor sobre essa temática venham nos ajudar a entendê-la”. Ele salientou que a retratação do Vereador é válida, mas que o aprendizado é algo que vai contribuir ainda mais com as melhorias para a sociedade viçosense.

As Vereadoras da casa, como mulheres, também se manifestaram sobre o assunto. A Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), Presidente da Casa, falou que é necessário não só abordar sobre a questão da violência em si, mas também sobre os espaços que as mulheres lutam para ocupar. Ela aproveitou para informar que ainda na reunião do dia 15 o Vereador Helder Evangelista quis se retratar, mas que devido ao tempo regimental não foi possível.  “Eu como mulher nesta casa luto por esta causa, e agradeço e parabenizo ao Vereador por se desculpar. Fica aqui a lição para que todos nós, quando formos ocupar essa tribuna sobre as questões de minorias e discriminação, tenhamos grande atenção ao que falamos e a forma que falamos”, disse Marilange.

Durante a reunião Ordinária, houve uma manifestação com cartazes. A Presidente da Câmara inclusive parabenizou as mulheres pela ordem que mantiveram durante todo o manifesto. A Casa Legislativa recebeu uma correspondência da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Defensora Pública Drª Ana Flávia Soares Diniz, e da Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG), Marisa Barletto.

Violência contra a mulher volta a ser discutida na Câmara

Texto e foto: Anna Gabriela Motta