Cultura e esporte são debatidos em reunião

por vca — publicado 14/10/2015 10h53, última modificação 11/03/2016 09h08
14/10/2015

Por meio do Requerimento nº 035/2015, de autoria da Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), o Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esporte, Geraldo Luis Andrade (Geraldão) compareceu a reunião Ordinária da terça-feira (13). Geraldão apresentou os projetos e ações desenvolvidos pela Secretaria.

De acordo com o Secretário, atualmente a pasta está divida em três departamentos, sendo eles: Departamento de Cultura e Patrimônio, de Eventos e de Esportes. Geraldão ainda explicou que nesta gestão, a Secretaria tem como prioridades a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, descentralização cultural, retomar as atividades do Conselho de Política Cultural, revisar a Política de Subvenções, entre outras. Na ocasião, o Secretário mostrou os programas desenvolvidos e quais eram suas metas, como exemplo os programas Centro Experimental de Artes, Viva Rua, Fest Feira, Jornada Permanente de Cultura Popular e Natal Cultural.

Geraldão salientou a proposta de parceria entre Executivo e entidades para gerir as quadras comunitárias, nos distritos de São José do Triunfo e Cachoeirinha. Para o Vereador Edenilson José (PMDB), esta parceira é interessante ao município, mas “é preciso que estes espaços sejam ocupados e zelados efetivamente”. Segundo o Líder do Prefeito na Casa, Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), uma das alternativas é “chamar as escolas próximas à quadra para que realizem atividades nas mesmas e que elas possam cuidar destes espaços”. O Presidente da Comissão de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Vereador Geraldo Deusdedit (Geraldinho Violeira) (PSDC), parabenizou o trabalho do Executivo em relação ao esporte, e em relação às quadras destacou que “por ser um espaço público, algumas pessoas acham que tem o direito de depredar e utilizar e forma errada. Acredito que esta gestão compartilhada é também um modo de exercer a cidadania”.

O Vereador Idelmino Ronivon levantou questionamentos em relação aos gastos com as grandes festas do município. De acordo com o Vereador, “só no carnaval foram gastos R$450 mil, sendo que no orçamento deste ano consta que o valor para a promoção dessas festas e de outras ações da Secretaria de Cultura é de R$448 mil. Será que o gasto com o carnaval não atrapalhou o andamento de outros projetos da pasta?”. Geraldão explicou que o orçamento ele é variável de acordo com as necessidades e que o Prefeito Ângelo Chequer vem trabalhando com empenho para ofertar a cultura aos munícipes, ainda salientou que “as grandes festas são voltadas para a população que não tem condições de comprar ingressos para shows privados”.

O Vereador Sávio José (PT) perguntou ao Secretário sobre a falta de venda de alimentos nos Jogos Escolares de Viçosa (JEV’s) e a baixa adesão das escolas públicas no evento. De acordo com Geraldão, não houve licitação para a venda de alimentos dentro da Praça de Esportes, vendedores puderam ficar apenas na porta do evento. O Secretário disse que as escolas públicas não têm condições de arcar com hora extra dos professores de Educação Física e que, portanto, muitas escolas abrem mão de participar dos Jogos.

Texto: Fernando Cézar

Foto: Anna Gabriela Motta