Plano de Cargos e Salários é tema de Tribuna Livre

por vca — publicado 07/10/2015 12h02, última modificação 11/03/2016 09h08
07/10/2015

Em nome do Sindicato dos Servidores Públicos de Viçosa (SINFUP), o Advogado Marcos Magalhães usou a Tribuna Livre na reunião da terça-feira (06) para falar da importância do Plano de Cargos e Salários. De acordo com Marcos, além dos servidores, o Poder Público Municipal tem muito a ganhar com a aprovação do plano.

Durante a manhã da terça-feira (06), alguns servidores públicos realizaram uma passeata e ato simbólico em frente a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Viçosa, cobrando a elaboração e aprovação do Plano de Cargos e Salários. Já na reunião Ordinária, o manifesto foi feito por meio da leitura da carta, feita pelo advogado do SINFUP.

Para Marcos, o Plano de Cargos, Carreira e Salários vai além das definições das políticas de remuneração. Ele afirma que “o plano ainda tem a capacidade de desdobrar políticas que visam o desenvolvimento, capacitação, valorização, reconhecimento dos funcionários propiciando um ambiente de busca de resultados e aumento da produtividade individual e coletiva”.

A Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), salientou que no mês de maio, período em que foi Prefeita Interina, já estavam estabelecidas as metas e discussões para a elaboração do plano. “Já em agosto foram entregues ao Sind-UTE e ao SINFUP, o caderno 1 e 2 do Plano. É preciso que o Executivo, Legislativo e Sindicatos façam os seus papéis. Caso o Plano venha a ser discordado por parte dos servidores, os Sindicatos devem apresentar uma contraproposta por meio de um documento oficial. E fico tranquila quanto ao Legislativo, pois ficou definido que o plano viria para esta Casa no último dia de outubro”, destacou a Presidente.

O Líder do Prefeito na Casa, Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), destacou também a participação fundamental do servidor neste processo. “É importante que você servidor participe das reuniões realizadas pelo Executivo e que tenha um entendimento de todas as discussões sobre o Plano. Em administrações passadas o Plano de Cargos e Salários não foi comentado, agora o Prefeito Ângelo Chequer está dando esta abertura para os funcionários do município. Creio que os servidores não tem do que reclamar em relação à presença do Chefe do Executivo e seus Secretários”, afirmou Paulinho.

A Vereadora Maura Fontenelle (PSDB), que falou também como servidora do município, salientou a sua ansiedade para que o projeto seja efetivado, “já que é uma grande conquista para todos os servidores e para o município”. Sabemos que o Executivo está fazendo a sua obrigação, e temos que reconhecer o esforço e empenho com o qual estão trabalhando”.

A Vereadora Maria Heloísa (Heloísa da Policlínica) (PHS) disse que “alguns manifestantes agrediram verbalmente o Prefeito”, e desabafou: “fiquei indignada com isso, precisamos reconhecer o trabalho dele e temos que respeitá-lo, assim como qualquer outra pessoa”.

O Vereador Sávio José (PT) ponderou que “a manifestação foi de cunho pacífico, não vi uma agressão ao Poder Executivo, vi sim uma cobrança, o que é extremamente legítimo”. Já o Vereador João Januário Ladeira (João Josino) (PHS) alertou que “a aposentadoria dos servidores também deve ser pensada. Não adianta nada pensarmos apenas no plano de carreira e depois não sabermos se o município terá fundos o suficiente para cobrir a aposentadoria de todos”.

O Vereador Marcos Nunes (PT) fez coro ao Vereador Sávio, para ele “essa luta dos servidores  é necessária, infelizmente em alguns momentos o Executivo tem que lidar com uma certa pressão, sempre um respeitando o outro. Estamos com os trabalhadores e estamos com a Administração Municipal para que o melhor seja feito para a nossa cidade”.

Texto: Fernando Cézar

Foto: Assessoria de Comunicação/CMV