Vereador fala de possíveis alterações dos Correios e do efetivo da Polícia Civil

por vca — publicado 07/10/2015 10h20, última modificação 11/03/2016 09h08
07/10/2015

Na reunião da terça-feira (06), o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), Secretário da Mesa Diretora, usou a tribuna para informar sobre o possível fechamento das Agências dos Correios dos bairros Barrinha e Nova Viçosa. O Vereador também falou sobre a documentação expedida pela Polícia Civil, relativa à vinda de médicos legistas, peritos e viaturas para Viçosa.

Helder leu o ofício dos Correios que foi destinado ao Executivo Municipal e encaminhado posteriormente a Casa Legislativa. De acordo com o documento, o Correios visa cumprir as diretrizes definidas na Portaria de nª566/2011 do Ministério das Comunicações, que estabelece como meta a universalização dos serviços postais básicos em distritos ou bairros com mais de 500 habitantes. Ainda segundo o ofício, os bairros Barrinha e Nova Viçosa não possuem o número mínimo de habitantes para ter uma agência dos Correios. Os convênios das agências das duas localidades irão vencer no dia 15 de janeiro do próximo ano e não serão renovados.

“Veja bem, no documento diz que de acordo com o Censo 2010 do IBGE, Nova Viçosa e Barrinha não possuem 500 habitantes. Isto é um erro gritante, são dois bairros muito populosos e que necessitam deste serviço. Sei que estamos passando por crise e querem economizar em tudo, mas que o Governo Federal não atropele o município”, salientou o Vereador.

Helder também informou aos demais parlamentares e ao público geral que a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) respondeu aos Requerimentos de autoria do próprio Vereador, solicitando médicos-legistas, peritos e viaturas para o Posto de Perícia Integrada (PPI) de Viçosa.

De acordo com os documentos recebidos, o Superintendente de Polícia Técnica Científica da PCMG, André Luiz Barbosa Roquette, está considerando a sugestão de lotação de mais Médicos Legistas, que foram aprovados no último concurso público. Já em relação ao pedido de viaturas, a Superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças da PCMG, Letícia Baptista Gamboge Reis, informou por meio de ofício que a demanda foi inserida em uma planilha para atendimento futuro.

“Tivemos as respostas da Polícia Civil, agora espero que as ações sejam realizadas o mais breve possível, visto que a situação que o PPI se encontra não atende todas as demandas do município”, ressaltou Helder.

Projeto de saúde bucal e oftalmológica

Ainda na mesma reunião, no momento de discussão das Proposições Avulsas, o Vereador Helder fez uma solicitação ao Executivo, por meio da Indicação de nº 549, para que seja analisada a possível implantação de projeto de saúde bucal e oftalmológica nas escolas municipais. Para o Vereador, medidas como estas são necessárias para a melhoria de vida das crianças e também pode diminuir gastos do município.

“Com ações preventivas, a Administração Municipal pode fornecer uma qualidade de vida melhor para as crianças. Além disso, o Executivo poderá reduzir gastos com o sistema público de saúde, já que prevenir é menos oneroso do que tratar uma doença em estágios avançados”, destacou o Vereador.

Texto e foto: Fernando Cézar

Revisão: Mônica Bernardi