Vereador propõe a redução do número de Legisladores

por CamaraMunicipal — publicado 01/10/2015 14h14, última modificação 11/03/2016 09h08
01/10/2015

Na reunião Ordinária da segunda-feira (28), o Vereador Carlitos Alves (Meio Kilo) (PDT), Vice-presidente da Casa Legislativa, propôs uma Emenda a Lei Orgânica do município, que alteraria o número de Vereadores na Câmara Municipal de Viçosa. De acordo com a proposta de Carlitos este número passaria de 15 para 11 legisladores.

De acordo com o Vereador, esta seria uma medida necessária, já que todo o país passa por uma grave crise financeira. “Com esta redução o município irá economizar em torno de R$500 mil por ano. Estamos passando por uma crise e Viçosa também. Peço a sensibilidade dos colegas em relação a este tema. Ou então vamos agir de outro modo, podemos retirar da nossa remuneração 30% que vai gerar a mesma economia. Para mim, isto que estou fazendo aqui hoje é uma questão de consciência com o dinheiro público”, informou Carlitos.

O Presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, Vereador Marcos Nunes (PT) acredita que o debate sobre a redução de custos da Casa Legislativa é importante, entretanto deve ser feito de outra maneira. “Essa é uma discussão pontual. Entretanto não é só questionar se vamos assinar o projeto ou não, acho que o debate tem que ser mais profundo, tem que ser estudado melhor”, salientou o Vereador.

A Presidente da Casa, Vereadora Marilange Pinto Coelho (PV), afirmou que a redução irá ocorrer mais cedo ou mais tarde. “Como Presidente, estou vivenciando os cortes no orçamento, questões sobre o IPREVI e de todos os gastos da Câmara, vejo que a redução é indiscutível. Vai haver uma redução no salário ou no número de Vereadores para a próxima Legislatura, porque é insustentável a situação que o município se encontra, para conseguir manter as contas em dia” afirmou a Presidente.

“Essa é a discussão do momento e temos que fazê-la. Mas eu espero também que reduza o número de Deputados, de Ministérios, de Secretarias na cidade de Viçosa, os altíssimos salários que tem no SAAE e também com a nossa participação na economia. Essa Casa tem sim sua preocupação com o dinheiro público e a saúde financeira do município”, destacou o Vereador Lidson Lehner (PR).

Já o Vereador João Januário Ladeira (João Josino) (PR) afirmou que “como está chegando época de campanha eleitoral, os Vereadores começam a fazer ações para se promoverem dentro da Câmara”. O Vereador Alexandre Valente (Xandinho do Amoras) (PSD) disse que “é de conhecimento de todos a situação de Viçosa, mas a proposta deste projeto merece um estudo mais profundo. Temos a possibilidade de cortar o 13º salário e de não realizar o reajuste no próximo pleito também”.

O Vereador Sávio José (PT) ponderou afirmando que “essa questão não tange apenas a economia. Essa proposta atinge uma questão crucial para a democracia que é a representatividade e eu não sou a favor desta diminuição. Eu acredito que existe outras maneiras de diminuir os custos”.

“Também vejo esta proposta como uma ação de campanha eleitoral. É preciso fazermos economia e valorizar mais o dinheiro público sim, mas realizando outros tipos de medidas de austeridade”, salientou o Vereador Geraldo Deusdedit (Geraldinho Violeira) (PSDC). Já a Vereadora Maura Fontenelle (PSDB) crê que “a discussão deve ser pensada melhor. Sobre a diminuição do número de Vereadores eu discordo. Apoio o corte do 13º salário e a diminuição da remuneração. Acho que nenhum de nós dependemos do salário de Vereador, visto que este é um cargo temporário, fora daqui eu tenho o meu emprego e cada um de vocês também”, finalizou Maura.

Ao final do debate, o Vereador Carlitos informou que, por falta de apoio dos legisladores, ele coletará os 5% das assinaturas dos eleitores de Viçosa, porcentagem obrigatória para entrar com o Projeto de Emenda a Lei Orgânica como iniciativa popular.

Texto: Fernando Cézar

Foto: Assessoria de Comunicação/CMV