Câmara comemora 50 anos do COLUNI com Sessão Solene

por vca — publicado 23/11/2015 10h29, última modificação 11/03/2016 09h08
23/11/2015

A Câmara Municipal de Viçosa realizou na manhã da sexta-feira (20) uma Sessão Solene em comemoração aos 50 anos do COLUNI, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento aconteceu a pedido do Vereador Sávio José (PT), por meio do Requerimento n° 046/2015, e contou com a entrega da placa alusiva aos 50 anos e de certificados aos técnicos e docentes da escola.

A solenidade foi realizada no auditório do COLUNI, com grande público e participação dos alunos. Para iniciar, um vídeo que conta a história do colégio foi apresentado, e depois foram executados o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Viçosa. Os estudantes Victor Rodrigues e Mariana Pagotto fizeram uma apresentação de voz e violão durante a solenidade.

Para compor a Mesa Principal foram convidados, além do Vereador Sávio, que presidiu a sessão: a Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), o Vice-reitor da UFV, João Carlos Cardoso Galvão, o Diretor do COLUNI, Edson Luis Nunes, a presidente da comissão organizadora das comemorações dos 50 anos do colégio, Márcia Cristina Fontes, e o estudante Gabriel Pereira, representando o Grêmio Estudantil.

Câmara comemora 50 anos do COLUNI com Sessão Solene 2

O Vereador Sávio José destacou a importância da Sessão Solene, “para que a Câmara se mostre presente em todos os âmbitos da sociedade. É dever de pessoas que fazem parte do Poder Público manter essa proximidade”.

Para o Diretor, Edson Nunes, a estrutura e o projeto pedagógico do COLUNI fazem dele a melhor escola pública de Minas Gerais, desde 2007, e destaque entre as escolas públicas de todo o país. “Nossos alunos participam de atividades extracurriculares, além de se envolverem em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Temos uma moderna estrutura de ensino, corpo técnico altamente qualificado, damos autonomia aos estudantes, estabelecendo uma relação de confiança com os docentes. Isso é sem dúvidas um diferencial da nossa escola. Estamos apresentando um modelo de educação que funciona e tem dado certo”, apontou o Diretor da Escola.

Todos os ocupantes da Mesa também puderam falar durante a sessão. Para o estudante Gabriel, do Grêmio Estudantil, é importante reconhecer toda a história e o prestigio do COLUNI, e fazer dele e de outras escolas públicas de destaque, um exemplo para melhorias no sistema educacional. “Nós, estudantes, também podemos contribuir para a sociedade, e em especial a sociedade viçosense, que tão bem nos acolhe. Não podemos ficar de braços cruzados. Espero que, quando estivermos comemorando os 100 anos do COLUNI, que este seja um colégio ainda mais colorido, fraterno e solidário”, salientou.

A Presidente da Câmara parabenizou à escola pelos 50 anos de existência e ao Vereador Sávio, autor do Requerimento. “Quando o COLUNI aparece na mídia, nós, viçosenses, nos orgulhamos muito. Fica aqui o meu respeito e a minha admiração à administração da escola, ao corpo docente, aos servidores e aos alunos”, disse Marilange.

O Vereador Sávio, que também foi aluno da escola, desejou que o COLUNI se destacasse não só como uma excelente escola, mas que “continue sendo também um ambiente de formação de cidadãos aptos, corajosos e imbuídos de sentimento público e social, buscando sempre a mudança no mundo em que vivemos”.

Câmara comemora 50 anos do COLUNI com Sessão Solene 3

Texto e fotos: Anna Gabriela Motta