Câmara homenageia o Capoeira Alternativa em Sessão Solene

por vca — publicado 20/11/2015 09h55, última modificação 11/03/2016 09h08
20/11/2015

Por meio do Requerimento de nº044, de autoria do Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino Ronivon) (PCdoB), a Câmara Municipal de Viçosa realizou a Sessão Solene em comemoração aos 20 anos de fundação do Grupo Capoeira Alternativa. A cerimônia aconteceu na quinta-feira (19), no Plenário da Casa.

Além do Vereador Idelmino, também compuseram a Mesa Diretora: os Coordenadores do Capoeira Alternativa, Profº. Tommy Flávio Wanick e Profº. Ramon Guido Rearliere; o Contra-mestre, Sérgio Ricardo Freire (Zumbi); a Diretora da E. M. Mário Del Giudice; Profª. Cláudia Pimentel. A Coordª. do Laboratório de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Profª. Celeste Araújo Duarte; A Profª. do Dep. de Nutrição da UFV, Silvia Priore; Profª. do Dep. de Engenharia Florestal, Verônica Bonfim e o Profº. do Dep. de Biologia Geral da UFV, José Henrique Schoereder.

Câmara homenageia o Capoeira Alternativa em Sessão Solene 2

O Vereador destacou que “a capoeira é um importante instrumento pedagógico, auxiliando na sociabilidade, coordenação motora, desenvolvimento moral e cultural. Homenagear o Capoeira Alternativa é valorizar e reconhecer a importância da cultura negra”. Um dos Coordenadores do grupo, Ramon, frisou a grande contribuição que “a capoeira dá para a formação cidadã quando é trabalhada junto às crianças, criando a consciência de igualdade entre as pessoas, respeito e carinho. Como professor na capoeira, eu ensino e também aprendo muito com todos”.

Câmara homenageia o Capoeira Alternativa em Sessão Solene 3

Em sua fala, Tommy apresentou a trajetória do grupo. “A iniciativa partiu de estudantes da UFV que tinham interesse em praticar a capoeira. No começo, o apoio da Universidade era muito pequeno, mas aos poucos o grupo foi se articulando e estabelecendo um contato com as Pró-reitorias. Hoje o Capoeira Alternativa é caracterizado como Programa de Extensão da UFV, coordenando cinco projetos que trabalham para além das 4 Pilastras”, salientou.

O Contra-mestre Sérgio agradeceu “o reconhecimento do Poder Legislativo de Viçosa em relação a esta tradição que, mesmo enfrentando muito preconceito e cerceamentos, permaneceu viva. Hoje a capoeira é apreciada e reconhecida em mais 150 países, aqui no Brasil ela precisa de ser mais valorizada. Parabéns por esta ação da Câmara de Viçosa e do Vereador Idelmino”.

Texto e foto: Fernando Cézar

Revisão: Mônica Bernardi