Câmara realiza Audiência sobre atendimento à mulheres vítimas de violência

por vca — publicado 04/11/2015 09h31, última modificação 11/03/2016 09h08
04/11/2015

Será realizada, no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa, uma Audiência Pública para discutir a uniformização no atendimento às mulheres em situação de violência no Município. A Presidente da Casa Legislativa, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), oficializou o convite durante a reunião Ordinária da terça-feira (03), a pedido do Procurador da Mulher, Vereador Alexandre Valente Araújo (Xandinho do Amoras) (PSD), autor do Requerimento de nº040/2015.

O Vereador Alexandre solicitou a Audiência Pública para discutir o assunto, de acordo com a Lei do Protocolo Municipal de Enfrentamento à Violência. O Protocolo foi elaborado pelo Conselho Municipal de Direito das Mulheres (CMDM), em parceria com a Casa das Mulheres, e tem como objetivo estabelecer as diretrizes para o atendimento humanizado às vítimas de violência, determinando a forma que as instituições vão passar a lidar com essas mulheres.

Junto com o Protocolo está o Fluxo de Atendimento da Violência Sexual em Viçosa, que define uma Rede Protetiva de atendimento, com as seguintes entidades: Casa das Mulheres, Delegacia da Polícia Civil, Hospital São Sebastião, Divisão de Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Centro Viva Vida, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Hospital São João Batista, Polícia Militar e Posto de Perícia Integrada (PPI).

A Presidente da Câmara, Vereadora Marilange, destacou que “a data e o horário escolhido para a realização da Audiência têm com objetivo ampliar a participação da sociedade”. Além disso, as pessoas que não puderem estar presentes terão a oportunidade de assistir a discussão pela TV Viçosa. “Registramos aqui o convite do Vereador para este importante debate. Essa uniformização é fundamental para que as mulheres vítimas de violência sejam atendidas de forma adequada e humanizada”, afirma a Presidente.

A Audiência acontecerá na segunda-feira, 09 de novembro, às 17h.

Texto: Anna Gabriela Motta

Foto: Fernando Cézar