Crise Hídrica volta a ser debatida na Casa Legislativa

por vca — publicado 25/11/2015 11h05, última modificação 11/03/2016 09h08
25/11/2015

O cidadão Wagner Roberto Raimundo utilizou a Tribuna Livre para reivindicar novas ações de conscientização sobre a economia dos recursos hídricos na cidade de Viçosa. Na opinião de Wagner, a Comissão de Gestão da Crise Hídrica juntamente com o Poder Executivo Municipal deveria desenvolver atividades mais lúdicas. “Há muitos modos de se fazer essa campanha de conscientização, realizando teatros, circulação de carros de som. Além disso, o SAAE deve preocupar com ações preventivas e também com um planejamento para o futuro”, salientou Wagner.

Wagner também afirmou que as ações estão muito voltadas para a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e para o cancelamento de festas realizadas dentro da mesma, mas que a instituição não deve ser responsabilizada exclusivamente pela falta de água no município. Para o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), representante do Poder Legislativo na Comissão de Gestão da Crise Hídrica, “os trabalhos estão sendo desenvolvidos com muita seriedade e todas as medidas tomadas foram embasadas em relatórios técnicos diversos. Não foi pedido o cancelamento das festas e sim o adiamento, por diversas vezes a UFV cancelou festas por causa de greves, mas quando é para o coletivo ela não pode adiar. A preferência do uso dos recursos hídricos neste momento de escassez deve ser dada aos hospitais, escolas e para os moradores”.

Além disso, Helder salientou que “estão sendo feitas reuniões com moradores da Comunidade do Paraíso com propriedades próximas à bacia. As represas, nesta região, serão limpas para um maior acúmulo de água. Já está sendo realizada a ampliação da Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2) e o projeto da ETA 3 está sendo elaborado. A UFV obteve a outorga da captação de água este ano, o que ela pagou do uso de recursos hídricos ao município durante todos esses anos?!”.

O Vereador Sávio José (PT) destacou que o momento não deve ser de desavença entre a UFV e a Prefeitura, que agora devem ser desenvolvidas ações coletivas. Já o Vereador Carlitos Alves (Meio Kilo) (PDT) afirmou que “o problema da crise hídrica em Viçosa é algo que não pertence apenas a esta gestão e a gestão passada. O SAAE apenas fez medidas paliativas e não pensaram no futuro e a UFV nunca contribuiu com o município no sentido do tratamento da água e da coleta e do tratamento do esgoto”.

Outro apontamento sobre a postura da UFV foi feito pelo Vereador João Januário Ladeira (João Josino) (PR) que falou que a instituição não teve o devido cuidado com algumas represas de responsabilidade dela.  “Dentro da UFV tem duas represas que são contaminadas, isso é um grave crime ambiental. Gostaria que isso também fosse lembrado, para mostrar a irresponsabilidade da Universidade com a água do município”, destacou.

Texto e foto: Fernando Cézar

Revisão: Mônica Bernardi