Vereador apresenta novas ações da Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Hídrica

por vca — publicado 11/11/2015 09h55, última modificação 11/03/2016 09h08
11/11/2015

Na reunião Ordinária da terça-feira (10), o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), Secretário da Mesa Diretora, informou que a Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Hídrica em Viçosa irá enviar documento à Universidade Federal de Viçosa (UFV) sobre as festas a serem realizadas dentro da instituição. Além disso, apresentou um relatório que traz o número de autuações e de denúncias contra o desperdício de água dentro do período de 22 de outubro a 10 de novembro.

A Comissão irá formular, e encaminhar a UFV, documento solicitando que a mesma se pronuncie quanto ao possível adiamento das festas programadas para o final deste ano e início do próximo. “Estamos pedindo que a Universidade adie a realização da Nicolopes, do Baile dos ex-alunos, da formatura dos estudantes de Graduação e da formatura do Coluni. O baile dos ex-alunos e as formaturas contam com, aproximadamente, 80% de pessoas que não moram em Viçosa. Isso aumenta o gasto de água, fora o grande uso de recurso hídrico na própria realização do evento”, salientou o Vereador.

De acordo com Helder, entre os dias 22 de outubro e 10 de novembro foram registradas pela Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) 107 reclamações de desperdício de água, sendo atendidas 73 destas. As abordagens dos fiscais seguem o Decreto de nº 4891/2015, que dispõe sobre o Estado de Emergência do município. Além disso, após a publicação da Lei 2515/2015 que regulamenta a multa aos contribuintes que desperdiçarem água, foram efetuadas três autuações sendo duas no Centro e uma no bairro Santo Antônio.

Texto: Fernando Cézar

Foto: Anna Gabriela da Motta