Vereador denuncia situação de livros do Município

por vca — publicado 04/11/2015 12h02, última modificação 11/03/2016 09h08
03/11/2015

O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PC do B) apresentou na reunião Ordinária da terça-feira (03) fotos de livros armazenados no Colégio de Viçosa, que atualmente está em obras. O Vereador criticou a forma com que o material foi guardado e falou também sobre a transferência de local da Biblioteca Municipal.

Em visita ao Colégio de Viçosa, o Vereador registrou diversos livros armazenados na sala onde funcionava a Biblioteca. “Este material não estava guardado adequadamente. Havia muitos ainda nas prateleiras e outros em caixas abertas, expostos a poeira e mofo”, explicou o Vereador.

O Vereador informou na reunião Ordinária, que oficializou a denúncia junto ao Ministério Público, e que pediu a retirada dos livros para a Casa Arthur Bernardes. “Porém outro problema foi observado: os livros foram transportados em um caminhão que carrega material da construção civil, o que não é adequado”, disse ele.

A Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV) fez a solicitação à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Casa que acompanhe a questão dos livros, mas destacou que, “se o objetivo fosse o diálogo, o Vereador (que é Presidente de tal Comissão) deveria ter procurado o Executivo Municipal. Porém, como já entrou com solicitação junto ao Ministério Público, o próprio Ministério Público resolverá a situação”.

Já o líder do Prefeito, Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), informou durante a discussão que a Prefeitura publicou o Edital de n° 2785/2015 para que o Ministério do Trabalho, que hoje funciona na Estação Cultural Hervé Cordovil, seja transferido para outro imóvel. Segundo Paulinho, “desta forma a biblioteca municipal poderá voltar ao seu lugar de origem”.

Sobre o assunto o Vereador Professor Idelmino salientou que essa transferência é importantíssima para garantir o acesso à biblioteca, pois “antes, cerca de 50 pessoas visitavam a biblioteca por dia, mas lá no Colégio de Viçosa a visita caiu para aproximadamente 10 pessoas por dia”. “Acho uma atitude nobre por colocar esses exemplares a disposição da população”, concluiu o Vereador.

Texto: Anna Gabriela Motta

Revisão: Mônica Bernardi