Vereadores falam sobre Transparência do Município

por vca — publicado 25/11/2015 11h42, última modificação 11/03/2016 09h08
22/11/2015

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (24), o Vereador Marcos Nunes (PT) voltou a falar sobre a posição de Viçosa na Escala Brasil Transparente, uma vez que o Município recebeu nota zero com relação à transparência pública. A Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), Presidente da Câmara, também falou e trouxe explicações sobre esta situação.

O Vereador Marcos, Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, abordou este assunto, reforçando a necessidade de melhorar, por parte do Poder Executivo, a atualização do sistema. “Peço que a Prefeitura olhe com atenção, pois ter acesso às informações é direito do cidadão”, apontou o Vereador.

As cidades avaliadas receberam nota de zero a dez, de acordo com critérios pré-estabelecidos, e esse resultado gerou um ranking entre os avaliados. Das 1.613 cidades selecionadas para a avaliação, apenas 29 receberam a pontuação máxima. Segundo a Vereadora Marilange, “60% dos Municípios receberam nota zero, e 23% a nota ficou entre 1 e 2”.

A Vereadora, no entanto, informou que buscou junto a Procuradoria do Município entender a situação. “A questão principal desta nota zero é devido ao atendimento ao público no site, e não a falta das leis que precisam estar publicadas. É necessário que seja alterado o sistema em que o site da prefeitura é hospedado, para que a Corregedoria Geral da União (CGU) consiga identificar corretamente este atendimento”, explicou. Marilange ainda alertou que a CGU não consegue identificar as respostas aos questionamentos dos cidadãos por meio da Ouvidoria, e por isso é preciso essa atualização.

Texto: Anna Gabriela Motta

Revisão e foto: Mônica Bernardi