Câmara realiza aula inaugural do Parlamento Jovem 2016

por Assessoria de Comunicação publicado 15/03/2016 10h34, última modificação 15/03/2016 10h34
15/03/2016

Com o Plenário da Casa Legislativa cheio, cerca de cem jovens participaram da aula inaugural desta edição do Parlamento Jovem (PJ), que aconteceu na segunda-feira (14). Nesta primeira atividade, os estudantes tiveram o contato com o Poder Legislativo, além de receberem explicações sobre os Três Poderes instituídos e sobre o andamento do PJ no ano de 2016. A apresentação foi guiada pela Presidente da Câmara, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira (PV), pela Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Michelle Dias, e pelas monitoras da Escola Pâmela Garcia e Talita Flores.

Esta foi a primeira atividade em grupo realizada no PJ 2016, que conta com a participação do Colégio Anglo, Colégio Nossa Senhora do Carmo, Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (Esedrat) e Escola Estadual Effie Rolfs. A proposta da aula inaugural foi seguir a ideia do Câmara Visita: fazer com que os alunos aprendam um pouco mais sobre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nas instâncias Federal, Estadual e Municipal. Além disso, a apresentação conta com a explicação sobre as funções dos Vereadores quanto fiscalizadores e também sobre o funcionamento da Casa Legislativa. Os participantes puderam conhecer o prédio da Câmara bem como os Departamentos e setores técnicos. Para a Presidente da Casa, “é preciso que o jovem entenda o que é o poder legislativo e qual vai ser estrutura deste quase um ano de atividade”.

O tema central do Parlamento Jovem 2016 é Mobilidade Urbana. As atividades são organizadas buscando discuti-lo com uma visão municipalizada, regionalizada, contando com a participação dos municípios de Paula Cândido, Ubá e Visconde do Rio Branco, sendo Viçosa pela primeira vez a cidade-polo, e, no final do ano, uma discussão com visão estadualizada, contando com 47 cidades mineiras participantes.

A Vereadora Marilange salientou que “ver este Plenário lotado reforça o sentimento de que o exercício da cidadania e o investimento nos jovens valem a pena. Não podemos deixar de destacar aqui o importante papel das escolas parceiras e de cada professor responsável pelo projeto na instituição, que é de fundamental importância para o bom andamento do PJ.” A Presidente aproveitou o momento para desejar sucesso no trabalho dos participantes, salientando que “o Parlamento Jovem é um projeto que tem grande contribuição para o crescimento dos estudantes, principalmente enquanto cidadão”.

Texto: Anna Gabriela Motta

Foto: Mônica Bernardi