Vereador discute transporte público municipal

por Assessoria de Comunicação publicado 20/02/2019 11h05, última modificação 20/02/2019 11h28

O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) apresentou, na reunião Ordinária da terça-feira (19), as Indicações n°s 044, 045 e 046/2019 relativas a possíveis melhorias no transporte público municipal.

A Indicação n° 044 solicita estudo sobre a viabilidade de criação de um Terminal Urbano, onde hoje funciona o Terminal Rodoviário Joventino Octávio Alencar, para que seja implantado o Sistema de Bilhete Único de Transporte Coletivo no Município de Viçosa.

Já as Indicações n° 045 e 046 reivindicam respectivamente, estudo de inclusão do Bilhete Único no edital de concessão do transporte público coletivo que está em fase de construção por parte do Executivo Municipal, uma vez que o contrato com a Viação União assinado no ano de 2004, com validade de 15 anos, espira este ano e garantia de que a empresa concessora seja responsável pela construção dos pontos de ônibus coletivos na cidade.

Para o Vereador Idelmino as Indicações visam beneficiar o cidadão que muitas vezes encontra dificuldades ao fazer uso do transporte coletivo “uma pessoa que precisa se locomover para outro local distante da partida muitas vezes precisa utilizar dois ônibus e consequentemente pagar duas passagens, e a implantação do Bilhete Único visa evitar que isso ocorra, utilizando-se de nosso terminal rodoviário como ponto de integração das vias. Em relação aos pontos de ônibus vemos muita disparidade na conservação entre Centro e Periferia, então essa medida busca melhorar essa situação”, disse.

O Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa Legislativa, enfatizou o discurso do colega, frisando a necessidade de atenção na licitação, tendo em viste que existe uma cláusula no contrato que permite a renovação do acordo por mais 15 anos, “gostaria muito que esse fosse um debate deste ano, pois é um tema de essencial importância para nossa cidade, sendo preciso ter bastante cuidado para a contratação desse serviço”, afirmou.

 

Texto: Igor Gama

Revisão e foto: Mônica Bernardi