Vereador presta homenagem ao SINFUP

por Assessoria de Comunicação publicado 29/05/2019 12h05, última modificação 29/05/2019 15h11

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Viçosa (SINFUP) recebeu homenagem por seus 30 anos, durante a reunião Ordinária da terça-feira (28). A congratulação foi feita pelo Requerimento n° 005/2019, de autoria do Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), juntamente com os vereadores Antônio Elias Cardoso (PTB), Presidente da Casa, Sávio José (PT), Vice-Presidente, Brenda Santunioni (Progressistas), Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB) e Ronildo Ferreira (Dj Ronny) (PSC).

O Vereador Idelmino, justificou a homenagem falando da importância do Sindicato para os trabalhadores e trabalhadoras de Viçosa ao longo de seus 30 anos de atuação “nesse tempo o SINFUP vêm defendendo de maneira brilhante nossos servidores, sempre lutando em prol de seus direitos”, disse. Idelmino salientou o atual momento político do País para defender o trabalho realizado pela entidade “nos últimos anos, principalmente no governo atual, vemos os sindicatos enfrentando duros cortes que visam minar sua atuação e o SINFUP é um exemplo da importância que essas instituições têm ao defender os direitos dos trabalhadores”, concluiu.

Maria da Conceição Paiva, atual Presidente do SINFUP e que recebeu a placa comemorativa em nome do Sindicato, agradeceu a menção estendendo a honraria a todos que já fizeram parte da instituição em algum momento “essa homenagem é de todos os companheiros servidores que sempre nos apoiaram e fortaleceram nossas lutas. Apesar de muito para ser feito, graças a vocês temos avançado muito em nossa existência sindical”, afirmou.

O SINFUP foi fundado em 1989 por servidores municipais de Viçosa, com função representativa e fiscalizadora das modalidades de processo seletivo, contratação e demissão dos servidores públicos e deste então vêm atuando como fiscalizador e defensor dos direitos e deveres dos servidores ativos e inativos.

Tribuna Livre

Ainda durante a reunião Ordinária, Iglesias Fernanda de Azevedo, Advogada do SINFUP utilizou a Tribuna Livre para solicitar melhorias nas condições de trabalho dos servidores públicos municipais. De acordo com Iglesias os trabalhadores da área estão passando por dificuldades decorrentes da postura da Prefeitura, principalmente no que diz respeito à jornada de trabalho “os servidores estão sofrendo com a questão da carga horária, muitos trabalham em locais distantes de suas casas, onde não há restaurantes, não contam com vale-transporte suficiente para ir almoçar em casa e nem mesmo um fogão para esquentar sua refeição, passando em alguns casos o dia todo sem alimentação adequada”, disse.

Ao final do pronunciamento da cidadã o Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB) solicitou que a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, presidida pela Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) acompanhe a questão a fim de auxiliar nas demandas dos servidores.

Texto: Igor Gama

Foto: Isabela Monteiro