Vereador apresenta Plano Diretor aos alunos do Colégio Ágora

por Assessoria de Comunicação publicado 11/06/2019 17h30, última modificação 12/06/2019 08h04

O Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa Legislativa, e Presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ), recebeu na terça-feira (11), no plenário da Câmara Municipal, alunos do 6º ano do Colégio Ágora, que foram acompanhados pelo professor Diego Ingran com o objetivo de conhecer sobre planejamento urbano e o Plano Diretor.

O vereador designado pelo Presidente Antônio Elias Cardoso (PTB) como coordenador dos trabalhos do Plano Diretor apresentou, de forma didática, o funcionamento da Casa e a necessidade de planejamento do Município, ressaltando a importância da arrecadação de tributos para abranger as políticas públicas de forma integrada, como saúde, esporte e lazer. Desse modo, o Plano Diretor foi abordado como responsável pela elaboração das construções da cidade e seus possíveis impactos no meio ambiente e na vida da população. De acordo com Sávio, Viçosa carece de planejamento urbano, já que o Plano vigente foi votado pela última vez no ano de 2000 e deveria ser revisado a cada 10 anos para avaliar o seu funcionamento “temos muitas calçadas que não são bem construídas e muitos hospitais enfrentam superlotação. O objetivo do Plano é pensar em como a cidade pode ser planejada para ser acessível para todos", disse.

Segundo o Professor Diego, o encontro buscou analisar a elaboração do Plano Diretor e como suas regras influenciam no cotidiano dos moradores do Município “os alunos tiveram a oportunidade de associar, de forma prática, os conteúdos estudados em sala sobre as dinâmicas urbanas com a realidade de Viçosa”, disse.

Durante o encontro, os alunos interagiram a todo momento com o parlamentar. O estudante Daniel Cardoso, morador do Bairro Paraíso, questionou os impactos da urbanização para a comunidade, sendo informado pelo Vereador Sávio que os locais com características urbanas se adequarão à legislação urbana; já os locais que apresentam características rurais, seguirão a legislação rural "queremos apenas organizar o crescimento de Viçosa para garantir que a cidade ofereça a melhor condição para vocês”, esclareceu o vereador.

Texto e foto: Isabela Monteiro
Revisão: Mônica Bernardi