Vereadora celebra instalação de posto de coleta de sangue em Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 26/06/2019 10h55, última modificação 26/06/2019 11h20

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) utilizou a Tribuna Livre durante a reunião Ordinária da terça-feira (25), para falar sobre a instalação do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) em Viçosa, que será vinculado ao Hemonúcleo de Ponte Nova, por meio da cooperação entre a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) e a Prefeitura Municipal. Segundo o Prefeito Municipal Ângelo Chequer (PSDB) , em “vídeo” divulgado nas redes sociais, a inauguração acontecerá em breve.

A conquista é fruto de diversas ações realizadas pela vereadora, que luta pela causa há dois anos. Em 2017, Brenda levou a possibilidade da instalação do posto ao Hospital São Sebastião, com a proposta de parceria entre a Fundação Hemominas e o Hospital, que apresentou posição favorável à ideia. Desde então, ela continuou buscando formas de viabilizar a instalação do posto na cidade e, em fevereiro de 2018, reuniu-se com a Diretoria Técnico-Científica da Hemominas em Belo Horizonte, quando obteve sinalização positiva para a instalação do PACE. No mesmo mês, a vereadora visitou o Hemonúcleo de Ponte Nova com o intuito de conhecer a estrutura que atende Viçosa e outros 30 municípios que utilizam os bancos de sangue da Hemominas.

Para a Vereadora Brenda, a criação do posto é uma ação muito importante para incentivar a doação, já que não será necessário aos doares se deslocarem até outro Município “sempre tem alguém precisando e alguém disposto a doar, é nossa responsabilidade facilitar esse processo”, disse. Brenda ainda agradeceu a equipe do Poder Executivo e a Secretaria de Saúde por todo o trabalho realizado para que a instalação possa acontecer com uma estrutura que pretende atender, a princípio, até 120 pessoas por semana “agradeço todo o apoio que permite que esse trabalho aconteça. É uma grande conquista para Viçosa, para os hospitais, para a saúde e para a humanidade, e esse é mais um trabalho com a participação dessa Casa destinado a cidade, as zonas rurais e toda a região”, concluiu a parlamentar.

O PACE é uma modalidade aplicada em municípios com mais de 50 mil habitantes e que funciona em datas e horários definidos. A iniciativa busca facilitar a doação de sangue por viçosenses, que atualmente precisam se deslocar até o Hemonúcleo de Ponte Nova ou participar de campanhas periódicas da Fundação Hemominas na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Dia Mundial do Orgulho LGBT

Em sua fala na Tribuna Livre, a Vereadora Brenda também tratou do Dia Mundial do Orgulho da População Lésbica, Gay, Bissexual e Transexual (LGBT), a ser comemorado na sexta-feira (28). Brenda falou sobre as lutas do movimento e estimulou essa parcela da população a se fazer ainda mais presente em movimentos sociais “precisamos começar uma nova fase dessa luta. Convido vocês, seus familiares e toda a população a se mostrarem mais cidadãos e mais participativos na vida da comunidade. Precisamos participar de projetos sociais, sermos melhores contribuintes e profissionais, porque esses exemplos diários de participação farão a sociedade nos olhar com mais respeito, de forma mais humana”, enfatizou.

Texto e foto: Isabela Monteiro

Revisão: Mônica Bernardi