Vereador busca novas etapas de recuperação do Parque do Cristo

por Assessoria de Comunicação publicado 13/08/2019 19h35, última modificação 13/08/2019 20h28

O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) realizou, na segunda-feira (12), reunião com moradores do entorno do Parque do Cristo e a Diretora de Meio Ambiente do Município, Isa Maria Peixoto, para discutir as próximas etapas do processo de reestruturação do local.

Em fevereiro, o Vereador Geraldão já havia apresentado a Indicação n° 075/2019 que solicita ao Poder Executivo a aplicação da legislação municipal que regulamenta o funcionamento do Parque, englobando as Leis n° 1.450/2001 que cria o ‘Parque Municipal do Cristo Redentor’, n° 1.960/2009 transformando o local em unidade de conservação, n° 2.378/2014 que delibera a criação do Conselho Consultivo do Monumento e define sua composição, n° 2.425/2014 alterando o artigo 2° da Lei 1.450 de 2001 que cria o ‘Parque Municipal do Cristo Redentor’ e a Lei Federal n° 1.371/2018 que dispõe sobre mecanismos de financiamento para a arborização urbana e a recuperação de áreas degradadas. No entanto, para a criação do Conselho é necessário que uma cadeira seja ocupada por dois moradores da região, sendo titular e suplente. Em função disso, a reunião teve como objetivo promover um debate mais acessível às comunidades do entorno do parque para que seja preenchida a cadeira do conselho gestor, que será responsável por ouvir as demandas da população a fim de elaborar o plano de manejo. Os moradores Fábio Lúcio Barbosa e Neir Gomes Duarte se colocaram à disposição para compor o conselho, e a posse está prevista para acontecer no dia 19 de setembro.

A população também teve a oportunidade de apresentar sua insatisfação sobre a atual situação do Parque do Cristo, que inclui a falta de segurança e de estrutura. O Presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Bairros, de Distritos e de Comunidades Rurais de Viçosa (UMAB), Antônio Raimundo Charrão, citou a importância de incluir a comunidade na reestruturação do Parque “precisamos estar perto da população para que ela se sinta parte do projeto”, disse. O aluno do curso de Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Edson Júnio, falou sobre o sentimento da comunidade em relação ao parque “sinto que há uma discriminação com o Município por parte de estudantes que vêm de outras cidades, e um dos motivos é que Viçosa não oferece ambientes de lazer como o Parque do Cristo pode vir a ser”, comentou.

O Professor do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, Gumercindo Souza, que morou na região, explicou que, apesar de ter sido criado dessa forma, o Parque do Cristo não possui características de um parque “ele não apresenta amostra significativa de um ecossistema mas, se realizado um bom trabalho de reestruturação, ele pode ser enquadrado em um parque urbano, oferecendo opção de lazer para o Município”, esclareceu. “Tudo depende do plano de manejo, que precisa ser feito conforme previsto na Lei de criação do Parque”, finalizou.

De acordo com Geraldão, a criação do Conselho será uma ferramenta de pressão ao Poder Público para que a recuperação aconteça mais rápido “a partir da ocupação dos moradores no Conselho, avançaremos mais um passo no processo de reestruturação do Parque para que ele possa se tornar uma opção de lazer às famílias viçosenses", disse o vereador.

Texto e foto: Isabela Monteiro
Revisão: Mônica Bernardi