Situação das Periferias e Outubro Rosa em pauta na Tribuna Livre

por Assessoria de Comunicação publicado 09/10/2019 11h50, última modificação 09/10/2019 14h27

A reunião Ordinária da terça-feira (08) recebeu na Tribuna Livre o cidadão Valdir Gonçalves, que falou sobre a situação da Rua José Carlos da Cruz, próximo ao Centro da cidade, e a cidadã Luana Camastri Fontenelle, que trouxe o Outubro Rosa às discussões.

Valdir apresentou uma série de fotos da localidade, mostrando inundações provocadas pela chuva em uma ponte que está com ferragens expostas e a precariedade do calçamento na via. Ele afirmou que já fez diversas solicitações de melhorias para o local e até o momento nada foi feito, afirmando que os vereadores Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC) já estiveram no local. O cidadão ainda reivindicou ao poder público que medidas sejam tomadas em caráter de urgência "a gente vem sofrendo muito com essa situação, precisamos de atenção nas periferias, merecemos isso como cidadãos", afirmou.

O Vereador Professor Idelmino parabenizou o cidadão, questionando o Executivo que, segundo o parlamentar, concentra suas ações somente na região central da cidade “infelizmente nossa cidade encontra-se abandonada, temos que olhar com urgência para as periferias, fazer ações que realmente vão mudar a vida da maioria da nossa população, que vive em lugares periféricos e inclusive de difícil acesso", afirmou. Enquanto a Vereadora Maria Heloisa Gomes (Heloisa da Policlínica) (PSDB) reforçou que muitos vereadores já buscaram soluções para o problema.

Já Luana Fontenelle enfatizou a importância da conscientização coletiva do Outubro Rosa, além de reforçar a necessidade de credenciamento do setor de quimioterapia de Viçosa ao Sistema Único de Saúde (SUS) “o setor de quimioterapia da cidade só atende quem tem plano de saúde, obrigando as pessoas a se deslocarem para Muriaé, Belo Horizonte ou Juiz de Fora para ter um atendimento”, disse. Luana ainda pediu apoio da Casa para conseguir subsídio para realizar o credenciamento no Município, solicitando atenção do Hospital São Sebastião para disponibilizar os dados de quantas pessoas são atendidas, quantas estão em tratamento e quantas já passaram pelo processo.

O Vereador Edenilson Oliveira (MDB) parabenizou Luana pela iniciativa do projeto, citando possíveis fatores que dificultam o desenrolar da solicitação "como já havia dito em reuniões anteriores, o problema é a vontade política para que se possa adequar o processo de quimioterapia na cidade de Viçosa via SUS. Isso ficou muito claro na reunião com o Hospital São Sebastião, que contou com a sua presença e a do Presidente da Comissão de Saúde", disse. O vereador ainda afirmou que, junto a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), tentará dar início a um projeto para possibilitar o credenciamento.

O Presidente da Casa, Vereador Antônio Elias Cardoso parabenizou os cidadãos pelo uso da Tribuna "ficamos felizes em recebê-los e vamos procurar atender as demandas apresentadas, designando as Comissões responsáveis para tratar desses assuntos", concluiu.

Texto e foto: Thiago Fernandes

Montagem: Igor Gama