Vereador promove reunião para discutir a reativação do COMSEA

por Assessoria de Comunicação publicado 18/10/2019 14h12, última modificação 18/10/2019 14h12

Na quinta-feira (17), a Câmara Municipal, na figura do Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa, recebeu representantes de várias instituições sociais e filantrópicas de Viçosa para tratar da reativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), que se encontra desativado desde 2016. A maioria das instituições presentes sinalizaram apoio a volta do Conselho.

O Vereador Sávio reforçou a importância do Conselho em Viçosa para todas as instituições ali presentes “precisamos reconstruir esse trabalho e sensibilizar a população da importância de se ter um COMSEA atuando na fiscalização e participação da nossa segurança alimentar e na comunidade como um todo”, explicou. Reforçou, também, que a ausência do órgão é uma preocupação que diz respeito a toda sociedade “cabe todo mundo no COMSEA, estamos falando de comida e isso é uma necessidade de todos", enfatizou.

Para orientar a apresentação do COMSEA, foi convidada a Mestre em Agroecologia e Doutoranda em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Sílvia Oliveira Lopes, que salientou a importância de ter o Conselho em atividade no Município “precisamos discutir a volta do COMSEA, porque é a partir dele que podemos modificar e melhorar o perfil da alimentação viçosense”, disse. Além disso, Sílvia afirmou que “podemos estruturar ações de monitoramento, promover a sustentabilidade de famílias que mexem com atividades agrícolas na região, bem como promover ações efetivas se saúde e responsabilidade ecológica”.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que foi constituído em 2004, durante seu período de atuação tinha como missões: traçar políticas públicas para a segurança alimentar e nutricional; promover periodicamente encontros com entidades com o objetivo de avaliar a qualidade nutricional dos alimentos disponibilizados em cestas básicas e merendas escolares; apoiar a agricultura familiar; fazer parceria com varejistas do Município; promover, por meio de parcerias e cursos que pudessem gerar renda para famílias carentes e estruturar.

Fizeram parte da reunião as instituições: Associação de Assistência aos Condenados (APAC), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Portadores de Necessidades Especias de Viçosa (APONE), Creche Pingo de Luz, Centro de Tecnologias Alternativas (CTA), Creche São Sebastião, Lar dos Velhinhos, Lions Clube de Viçosa, Associação Beneficente Dr. Altamiro Saraiva (ABAS) e a Creche Maria Tereza.

Texto e foto: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi