Parlamento do Idoso realiza penúltima reunião do ano

por Assessoria de Comunicação publicado 29/11/2019 16h30, última modificação 29/11/2019 16h44

A reunião Ordinária do Projeto Parlamento do Idoso (PI) 2019, realizada na quarta-feira (27), contou com a presença dos futuros parlamentares idosos, que irão assumir a gestão em 2020, de membros do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI), que acompanharam a sessão no plenário, e do convidado Wederson Cândido de Oliveira, Presidente do Conselho Municipal do Idoso. O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) também participou da reunião.

Durante a sessão, os parlamentares que usaram a Tribuna Livre levantaram questões importantes relacionadas ao Plano Diretor, Projeto de Lei n° 019/2017, de autoria do Prefeito Municipal Ângelo Chequer (PSDB), rejeitado pela Casa Legislativa na reunião Ordinária do último dia 19, às taxas cobradas em contas, mobilidade urbana, áreas de lazer e, novamente, questionaram a ausência de respostas por parte do Poder Executivo.

A Parlamentar Idosa Creuza Batista Silveira cobrou maiores esclarecimentos sobre a reprovação do Plano Diretor de Viçosa, tendo em vista sua necessidade iminente “gera para nós contribuintes e moradores insegurança, várias verbas não vêm pois o Plano não foi aprovado”, ressalta. Alguns parlamentares relembraram a trajetória deles dentro do projeto e agradeceram “vivi momentos maravilhosos com vocês, quero agradecer por esse ano”, comentou o Parlamentar Idoso Ismall Drumond. Outros ressaltaram a importância de solicitar por melhorias sempre “não tenham medo de pedir as coisas para as suas comunidades, eu consegui muitas melhorias por estar aqui”, disse o Parlamentar Idoso José Lino.

Em resposta a um desabafo feito pela Parlamentar Idosa Maria da Conceição Paiva, sobre sua postura na cerimônia de encerramento do Fórum do Idoso, Wenderson de Oliveira fez uso da palavra para prestar alguns esclarecimentos sobre a situação “não podemos classificar uma pessoa pela roupa que ela usa, já tivemos muita gente 'engomadinha' como presidente do Conselho, que não fez nada pelos idosos de Viçosa. Estou há dois anos e já reformulamos lei, criamos o Fundo do Idoso, e reestruturamos o Conselho. Não precisei me vestir diferente para fazer tudo isto, estou dizendo isto por causa do preconceito e falo para a gente pensar melhor. Também peço desculpas se extrapolei”, explicou.

O Projeto Parlamento do Idoso, de autoria do Vereador Geraldão, foi instituído pela Resolução nº 006/2017, e tem como objetivo possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo legislativo por meio da participação em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato. A última reunião do Projeto em 2019 acontece no dia 11 de dezembro, às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Texto e foto: Paloma Albuquerque

Revisão: Mônica Bernardi