Vereadores discutem infraestrutura do Município

por Assessoria de Comunicação publicado 11/12/2019 13h40, última modificação 11/12/2019 18h02

Diversos locais da cidade que vem sofrendo com a falta de infraestrutura foram apresentados pelos parlamentares na reunião Ordinária da terça-feira (10). Os vereadores Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa, Edenilson Oliveira (MDB) e Antônio Elias Cardoso (PTB), Presidente, demonstraram preocupação com a situação das regiões.

O Vereador Cherinho, primeiro a levantar a discussão, mostrou a situação das margens do Ribeirão São Bartolomeu, Rua Dom Silvério, Bairro Nova Era, a qual apresentou a Indicação n° 607/2019 solicitando a construção de um muro de contenção com o intuito de proteger os moradores do local. De acordo com o parlamentar persistindo o aumento da erosão, a população será bastante prejudicada “já estive lá, há dois anos, com o Diretor do SAAE e alguns engenheiros mas nunca foi feito nada nesse local que com as últimas chuvas ficou ainda mais prejudicado”, afirmou. Helder também citou a Rua Doutor Horta, no Centro, que necessita de reparos no calçamento que apresenta bloquetes soltos que dificultam o trajeto especialmente de motociclistas e pedrestes.

O Vereador Sávio trouxe a pauta de discussões o Bairro Romão dos Reis, que sofreu com as recentes chuvas, que derrubou cercas, dentre elas a da Estação de Tratamento de Esgoto do SAAE, arrebentou manilhas, causando alagamentos e impedindo a passagem nas proximidades “precisamos de obras de infraestrutura no local e em diversos pontos da cidade e não intervenções eleitoreiras”, disse.

Já o Vereador Edenilson apresentou a Indicação n° 608/2019, reivindicando a construção de meio fio em toda extensão da Rua São Sebastião, Distrito de São José do Triunfo, que apresenta o barranco cedendo e um bueiro que não está comportando a água das chuvas, que deságua na casa de uma moradora que já teve inúmeros prejuízos “estamos trabalhando com vidas, é um caso de emergência, Defesa Civil, Prefeitura, prometeram tomar uma medida e até hoje nada. Se não vão fazer, não se comprometam, tenho certeza que eu e o Vereador Antônio Elias podemos juntar nossos projetos e fazer algo pela situação”, disse. O Vereador Antônio Elias, também morador do Distrito, reforçou a fala do colega afirmando que também esteve no local, encaminhou solicitação ao Executivo há mais de 30 dias e até o momento não obteve resposta.

As indicações foram aprovadas e encaminhadas ao Executivo Municipal.

Tribuna Livre

A cidadã Rosângela Carvalho, também falou sobre a necessidade de obras no Município, especificamente do Bairro Novo Silvestre e do Sítio Santiago.

Sobre o primeiro Rosângela afirmou que uma obra de manilhamento foi realizada próxima a creche do local, deixando terra acumulada, que com as chuvas vem provocando alagamentos nas imediações. A cidadã também citou as instalações do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro, que se encontra em reforma por um longo período, sem uma resposta aos moradores. Já sobre o segundo local a cidadã afirmou que apesar de apresentar diversas reivindicações ao Executivo, o mesmo dificilmente atende aos moradores.

O Presidente em exercício na ocasião, Vereador Sávio José designou a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Casa, Presidida pelo Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB) para averiguar a situação, ressaltando que não cabe ao Poder Legislativo a execução das obras, apenas a fiscalização e reivindicações.

Texto e montagem: Igor Gama

Foto: Isabela Monteiro