Vereador discute sobre implementação do SAMU

por Assessoria de Comunicação publicado 27/01/2020 11h45, última modificação 27/01/2020 14h50

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) participou da visita técnica, ocorrida na segunda-feira (20), junto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (CISDESTE), com sede em Juiz de Fora, para verificar os parâmetros de implementação de um SAMU em Viçosa e discutir a possibilidade de um 'rateio' para a elaboração de um Projeto de Lei na cidade e região.

A reunião contou com a presença do Vereador Helder, que vem tratando do assunto, do Secretário de Saúde de Viçosa, Marcos Antônio Amarante, da Chefe do Departamento de Redes, Maria Aparecida de Paula, do Comandante do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Viçosa, 2º Tenente Thiago Augusto, do Assessor Técnico do CISDESTE, Denys Arantes Carvalho, e do Presidente do CISDESTE, Honório de Oliveira.

No encontro, foi realizada uma apresentação da forma como o Consórcio de Juiz de Fora é gerenciado e todas as legislações vigentes e, ao final, foi decidido que Viçosa poderá aderir ao sistema de Rateio, via CISDESTE, para a elaboração de um Projeto de Lei que vise a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Município e cidades vizinhas. Além disso, foi proposto pelos membros que Viçosa pode iniciar o custeio do SAMU com R$ 1,00 per capita, valor 4 vezes acima do estipulado na implementação, que é de R$ 0,25 per capita.

O Vereador Helder que, desde 2017, sempre esteve a frente na luta pela implementação de um SAMU e por uma rede de emergência em Viçosa saiu satisfeito do encontro, “fico muito feliz de estar participando desse movimento. É com muita determinação que corro atrás disso a dois anos e ver o projeto, a cada dia, se concretizando cada vez mais é muito gratificante. Viçosa precisa disso para ontem”, disse.

Texto: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi