Vereadores voltam a falar sobre os problemas causados pelas Chuvas

por Assessoria de Comunicação publicado 19/02/2020 16h35, última modificação 19/02/2020 16h55

Sendo, novamente, o principal assunto a repercutir entre os vereadores durante a reunião Ordinária desta terça-feira (18), a forte temporada de chuvas além de preocupar, exige atenção do poder público. O Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), Presidente da Casa, abordou o assunto e foi acompanhado pelos colegas.

Antônio Elias deu início a discussão do tema, “como noticiado por todos os veículos de comunicação, a Zona da Mata foi atingida em várias áreas e Viçosa não está fora disso, vários bairros foram castigados. É importante ressaltar que nenhuma cidade está preparada para as forças da Natureza”, disse. Além disso, reforçou que Viçosa precisa de um planejamento urbano para que calamidades como essa sejam evitadas, “desde de 1979 que Viçosa vem passando por esse processo de consequências das chuvas e temos que ter um projeto de contenção a curto, médio e longo prazo para que nossa cidade não sofra tanto em estações como esta. Chega a ser cansativo e deprimente”, afirmou.

Em detrimento aos fortes temporais da semana passada, o Vereador Edenilson Oliveira (MDB) apresentou as Indicações nº 070, 071, 072, 073 e 074/2020, todas referentes ao Distrito de Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha), solicitando, respectivamente, a: verificação da possibilidade de desconto ou possível anulação da conta de água das 20 famílias atingidas pelas chuvas; providência na iluminação e a remoção de terra cedida no Morro Eufrozino; realização da limpeza de manilhas na estrada da zona rural do Cascalho; providência de uma ação quanto ao poste caído na Praça do Distrito, próximo ao PSF (Programa Saúde da Família) e limpeza das quatro manilhas na Av. Aristides Dias, próximo aos números 154 e 180. “Além dessas indicações, convido-os aos evento beneficente que o Projeto ‘Ajude-nos a ajudar’ fará no dia 19 de abril. Será um festival de prêmios beneficente e toda a arrecadação será convertida para ajudar na reconstrução estrutural das casas dos atingidos pelas chuvas”, encerrou.

O Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) apresentou a Indicação de nº 069/2020 pedindo para que fosse verificada a viabilidade de uma reforma no calçamento da Rua das Estrelas, próxima a entrada do Bairro Sagrada Família. Quanto aos bairros mais afetados o vereador indagou-se, “se eu pegar todas as minhas indicações de Nova Viçosa desde 2013, o bairro não teria uma rua sequer sem calçamento. É lamentável o que a população desse local sofre com as chuvas”. O parlamentar também criticou o Plano Diretor, que foi vetado na Câmara Municipal no ano passado, “essa fatídica situação só nos mostrou o quão falho estava aquele Plano Diretor, que não contemplava as áreas de risco tanto por alagamento quando por contenção de encostas. No dia que ele der prioridade para todas as áreas mais necessitadas e de risco em nossa cidade, aí sim eu voto favorável, caso contrário, meu voto sempre será não”, finalizou.

Já o Vereador Paulo Sérgio (Toti) (PRTB) apresentou as Indicações nº 059, 060 e 061/2020, que solicitam a remoção de terra que cedeu de barrancos na Av. Quinquim Fontes e na Rua José Lopes Rosado, no Bairro Violeira; na Rua Mariquinha Maciel, no Bairro Santo Antônio, e em todos os pontos da Comunidade Rural da Paula. “São lugares que precisam de muita atenção. Há constante tráfego de civis por essas regiões, são espaços com pouco ou quase nulo calçamento e os carros ainda vão precisar realizar manobras, fora que em todos os locais ainda há o risco dos barrancos cederem mais com as próximas previsões de chuvas, uma situação caótica”, reforçou o parlamentar. Solicitou, também, por meio da Indicação nº 067/2020, a construção de uma nova ponte na Comunidade do Buieié. Por fim, teve aprovado o Requerimento nº 004/2020 pedindo para que sejam convidados o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Carlitos Alves, e o Chefe do Departamento de Defesa Civil do Município, Marcelo Lage, para participarem da reunião Ordinária do dia 03 de março, a fim de prestarem esclarecimentos quanto a situação das áreas atingidas pelas chuvas.

O Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC) apresentou a Indicação nº 052/2020 que pede ao Executivo a determinação de um prazo de reforma para as pontes, tais como a ponte do Silvestre, ponte do Córrego São João e a ponte do Arrudas, todas danificadas pelas chuvas. “Todas essas pontes que listei eu já fiz alguma indicação solicitando estudos e reformas, mas esperaram as tragédias acontecerem para tomar as decisões. Tenho indicações sobre a ponte do Amoras e muitas outras desde 2017”, salientou.

A Vereadora Maria Heloisa (Heloisa da Policlínica) (PSDB) também listou as Indicações nº 054, 055, 057 e 058, pedindo para que a Defesa Civil intervisse e realizasse a: assistência em residência que está com risco de queda e a retirada do padrão de luz elétrica com risco de tombamento, localizada na Rua Sebastião Cupertino, no bairro de Fátima; assistência em uma residência localizada na Rua Jacob Lopes de Castro, próximo ao número 1541, no bairro Nova Era; assistência em uma residência localizada na Rua Carlos Lacerda, número 121, no bairro Estrelas e a possível contenção do barranco, com risco de queda, localizado na Rua Mariquinha Maciel, no bairro Santo Antônio.

As indicações propostas pelos parlamentares, e o requerimento, foram encaminhados ao Executivo Municipal.

Texto e montagem: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi