Cachoeirinha e os problemas com a Chuva em destaque na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 04/03/2020 15h20, última modificação 04/03/2020 16h26

Durante a Tribuna Livre, na reunião Ordinária da terça-feira (03), o cidadão Carlos Antônio, que representou toda a comunidade do Distrito Cachoeira de Santa Cruz (Cachoeirinha), usou sua fala para pedir os 'olhares' da Casa Legislativa para a população de Cachoeirinha. O distrito encontra-se em estado crítico em muitos pontos, em decorrência das fortes chuvas, e muitas famílias tiveram suas casas interditadas, bem como seus bens pessoais destruídos ou levados pela correnteza. O tema foi amplamente discutido e os vereadores solidarizaram-se com as 22 famílias que acompanharam a reunião no Plenário.

Carlos apresentou, na forma de reivindicações, alguns dos pontos mais cruciais que estão em estado de alerta pelos moradores, “temos barrancos com risco de desabar a qualquer momento e uma manilha completamente entupida, que pode causar mais problemas eventualmente”, explicou. O cidadão também orientou sobre a possibilidade de construir uma galeria dentro do distrito para evitar calamidades como essa, “talvez se já tivéssemos essa galeria, não teria acontecido essa tragédia e não precisaríamos estar aqui. Então, peço a Prefeitura e a vocês dessa Casa que olhem com carinho e compaixão para o nosso Distrito que a muito tempo está abandonado aos olhos do Executivo, pois da próxima vez podemos estar chegando aqui com atestados de óbitos”, encerrou Carlos.

O Vereador Edenilson de Oliveira (MDB), que sempre esteve à frente das reivindicações e lutas de Cachoeirinha, desde o seu primeiro ano de mandato, agradeceu a presença de todas as famílias no Plenário, “infelizmente não gostaria que vocês estivessem aqui por esse motivo. Infelizmente quem tem o poder de ação é o Executivo. Como eu sempre falo aqui, a minha função eu faço, eu corro atrás, eu cobro, eu ajudo a minha maneira e sempre vou fazer isso”, salientou o parlamentar. Edenilson também apresentou a Indicação nº 070/2020, de sua autoria, aprovada na reunião anterior, que solicitava a possibilidade de anulação da conta de água para as famílias atingidas pelo desastre, “é com um parecer feliz que apresento minha Indicação sendo aprovada e logo, vocês, famílias que perderam suas casas, não precisarão se preocupar com isso enquanto a situação não for resolvida como um todo”, finalizou.

Os vereadores Arlindo Antônio (Montanha) (PSDB) e Brenda Santunioni (Progressistas) demonstraram seu apoio a comunidade e agradeceram a Prefeitura pelo trabalho com caminhões de donativos e a presença física dos profissionais no local. O Vereador Montanha prestigiou o trabalho do Executivo, “quero colocar o meu agradecimento a toda Prefeitura Municipal de Viçosa, que mesmo com dificuldades e a demora em receber o auxílio do Governo Federal, ajudou da maneira que pode no primeiro momento”, disse.

O Vereador Helder Evangelista (PTC), prestou seu respeito a comunidade de Cachoeirinha que estava ali presente e apresentou um vídeo do Executivo, no qual o Prefeito Ângelo Chequer (PSDB) afirma que irá promover ações quanto a construção das casas para as famílias atingidas, “agora nos resta cobrar e exigir essa ação do Executivo o mais breve possível”, finalizou o parlamentar. Os vereadores Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PSC) e Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC) mostraram-se a frente para exigir que a reconstrução dessas casas deem início o quanto antes. Em acréscimo, o Vereador Idelmino disse estar aflito com a situação, “a presença do prefeito em Cachoeira de Santa Cruz é fundamental. Vejo pouca execução, a necessidade de quem perdeu as casas é para ontem. Já se passaram 15 dias desde a promessa da cobrança de materiais de construção e dos alugueis sociais. Minha solidariedade a toda comunidade e vou cobrar diretamente esse apoio”, afirmou. O Vereador DJ Ronny acrescentou a fala de Idelmino, “é a falta de planejamento, é a politicagem. Não deixem esfriar, se não ficará só na conversa”, finalizou.

Aproveitando a participação da comunidade no plenário, os vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão) e Sávio José (PT), ainda, atentaram-se em pedir a presença em massa na primeira assembleia regional do Orçamento Participativo (OP) de Viçosa, que será exclusivamente para os distritos de Cachoeirinha e São José do Triunfo (Fundão), e que, de acordo com Geraldão, acontecerá no dia 13 de março, em detrimento da temporada das fortes chuvas na região, “peço a presença de vocês. Que chamem a todos, mesmo que não tenham ideia do que seja a reunião, mesmo que não saibam o que pedir, mas que vão para ter esse contato conosco, para que isso se torne um hábito e convertamos em benefícios e prevenções para nossa cidade”, finalizou o Presidente do Conselho do Orçamento Participativo. O Vereador Sávio reafirmou a importância da participação popular em peso, “vamos acompanhar de perto esse ano o OP. É obrigação de todos participar e reivindicar seus direitos e necessidades”, salientou.

Por fim, o Vereador Antônio Elias (PTB), Presidente da Casa Legislativa, agradeceu a presença da comunidade de Cachoeirinha na reunião Ordinária, “parabenizar o Carlos que veio, apresentou e levantou toda essa polêmica. Tem todo um projeto daquela área de risco e houve uma falha das administrações em se atentar a esse local. A sua vinda vai nos fortalecer e forçar que o Executivo não esqueça de vocês”, afirmou. Por fim, o Presidente da Câmara reforçou o apoio da Casa na luta do Distrito pelas melhorias, “da forma que vocês trataram toda essa tragédia com amor, apoio e união, nós estaremos com vocês até o fim”.

Texto e montagem: Thiago Fernandes

Revisão: Mônica Bernardi