Vereador cobra explicações do SAAE quanto a água

por Assessoria de Comunicação publicado 04/03/2020 16h30, última modificação 04/03/2020 16h59

Na reunião Ordinária da terça-feira (03), foi lido o ofício enviado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) esclarecendo as ocorrências pontuais de alterações físicas na água em alguns bairros de Viçosa. Mediante as informações disponibilizadas pela autarquia, o Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), apresentou duas indicações apontando a importância do SAAE em disponibilizar, em suas mídias sociais, os resultados das amostras, da qualidade e coloração da água.

O documento do SAAE, enviado à Câmara, foi em resposta aos ofícios nºs 004 e 005/2020, no qual o Vereador Professor Idelmino realizou cobranças acerca da modificação na coloração da água e da falta de informação da instituição para com a população. O Diretor Presidente do órgão, Luciano Piovessan Leme, juntamente ao Diretor de Gestão Estratégica e Saneamento Ambiental, Romeu Souza da Paixão, explicou que 'a coloração é devido ao excesso de chuvas que tornam as águas turvas e fazem com que o tratamento tenha seu volume reduzido e por consequência deixem as tubulações vazias temporariamente, tudo isso faz com que o material interno das tubulações se soltem e entrem em contato com o cloro deixando a água com uma coloração diferente do habitual'. Além de prestarem explicações, eles salientaram a importância da população fazer a limpeza da caixa d’água e a verificação das tubulações residenciais.  

Em sua ocupação de Tribuna, Professor Idelmino falou sobre as sua Indicações de nºs 080, 081 e 082/2020. Dentre elas, o parlamentar pede a limpeza dos entulhos e do lixo acumulado nos entornos  do Centro Municipal em Educação Infantil (CMEI) Celeto Sari, além da criação de uma rota de coleta de resíduos sólidos, que seria muito importante para evitar o acumulo de lixo no local. Em seguida fez a defesa de duas indicações que retomam o assunto da qualidade da água que chega ao município de Viçosa, solicitando que o SAAE encaminhe à Câmara Municipal os resultados completos da análise laboratorial com observações químicas, físicas e biológicas da água dos últimos 20 dias, juntamente com um relatório de avaliação da qualidade da água, “ainda pontuo que ambos os resultados devem ser disponibilizados publicamente no site oficial e demais meios de comunicação, para que toda a população viçosense tenha acesso a informação”, disse.  

O vereador ainda acrescentou, “quem beberia uma água dessa? Você daria essa água ao seu filho? Você daria essa água para alguém que está recuperando de alguma doença?”. Para encerrar, Idelmino ainda afirmou que até o dado momento da reunião Ordinária, nenhuma das análises da água estariam presentes no site oficial da autarquia.

 

Texto: Renata Ramiro

 Revisão e foto: Mônica Bernardi