Parlamentares discutem negligência em obras infraestruturais

por Assessoria de Comunicação publicado 27/05/2020 16h25, última modificação 27/05/2020 18h02

Durante reunião Ordinária, realizada na terça-feira (26), o Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PMN) fez uso da Palavra Livre para expor seu descontentamento com a negligência de obras e necessidades infraestruturais do Município por parte do Executivo. Em desabafo, ele chama atenção para diversas obras que carecem de qualidade técnica e rapidez ao serem executadas, destacando o ‘novo’ asfaltamento da Travessa José Medina Floresta, no Bairro Santo Antônio. De acordo com o parlamentar, a obra custou R$ 3 milhões, os quais não foram convertidos em um asfalto durável, visto que, em suas condições, terá que ser refeito em aproximadamente 3 meses.

Ele também cita cobranças de reuniões anteriores, como a obra não finalizada na Rua Ernestina Batista, no Bairro Silvestre; a construção de um viaduto na Avenida Marechal Castelo Branco, que não é iniciada, mesmo com a captação do recurso de R$ 3 milhões; a ponte localizada no Bairro Amoras, que em decorrência das fortes chuvas do início do ano, chegou a ter sua estrutura danificada e corre risco de desabamento; e a operação ‘tapa-buracos’ feita no Morro do Cruzeiro, que produziu um asfalto de baixa qualidade. “Enquanto vereadores, esperamos que nossas cobranças resultem em contratações de bons profissionais e, acima de tudo, em infraestrutura com devida durabilidade para o Município”, reclamou.

Em seguida, o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PSL) comenta que foi o autor da Indicação que solicitou a operação ‘tapa-buracos’ feita no Morro do Cruzeiro. Ele diz que recebeu resposta de conclusão da obra, mas que “agora há a necessidade de refazer a solicitação, haja vista que as chuvas posteriores à finalização dos reparos danificaram o asfalto”, evidenciando a baixa qualidade do serviço.

Em acréscimo à discussão, o Vereador Paulo Sérgio (Toti) (CIDADANIA), enquanto Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, indicou que recebeu, junto de outros vereadores, como Sérgio Aloíso e Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PMN), respostas a Indicações destinadas à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, sobre obras pendentes. Em suma, a Secretaria informou que as cobranças constavam em seu cronograma. Com isso, o vereador frisa que ele e os demais parlamentares se empenham em fiscalizar a execução de obras, mas que estas são realizadas com lentidão. Toti indicou também que notou a não utilização de massa asfáltica em muitas obras da Prefeitura, sendo ela material adequado e necessário. Além disso, reuniu as Indicações nºs 154, 156, 157 e 158/2020, as quais tratam, respectivamente, de patrolamento das estradas rurais que interligam o Departamento de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV) aos “Cristais”; capina e asfaltamento da Travessa José Medina Floresta; e colocação de quebra-molas em pontos estratégicos no perpassar da Rua José Soares, no Bairro Santo Antônio.

Nesse sentido, o Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) questionou o projeto do Executivo Municipal de troca das lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio por LED em toda a cidade de Viçosa, sustentado por estudo que aponta economia de R$ 120 mil com tal medida, mas cujo custo é de R$ 14,46 milhões. O vereador afirma que “neste momento, a infraestrutura em bairros periféricos deveria possuir maior prioridade, de forma que as obras gerem para a população estruturas que não se desfaçam com facilidade, asfaltos mais duráveis, calçamentos e sistemas de captação de água”. Após o apelo, pediu estudo de viabilidade de calçamento da Rua Efigênio Soares da Silva, em Nova Viçosa, por meio da Indicação nº 153/2020.

Partindo de outra perspectiva, o Vereador Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB) equilibrou a discussão, enquanto Líder do Prefeito na Casa Legislativa, ponderando que o Executivo está prestando serviços de infraestrutura aos bairros. Listou asfaltamentos em duas ruas do Bairro Silvestre, três ruas no Cantinho do Céu, três em Nova Viçosa, outras três no Bom Jesus, e três no Nova Era, totalizando 14 obras entregues. “Agradeço o esforço do Prefeito e de sua equipe, mas afirmo que o número de obras concluídas precisa ser mais expressivo, sugerindo que se aproxime de 50, para que haja ganhos mais notáveis à população”. Além disso, Montanha comentou ação conjunta entre ele, os vereadores Helder Evangelista, Carlitos Alves (Meio Kilo) (PSDB), Raimundo Guimarães (PSDB) e o Prefeito Ângelo Chequer (PSDB), que se uniram ao Deputado Federal Rodrigo de Castro (PSDB), conquistando recurso no valor de R$ 1,15 milhão, o qual será destinado, em parte, para reconstrução de Ponte no Bairro Silvestre, destruída durante as últimas fortes chuvas.

Em postura semelhante, o Vereador DJ Ronny agradeceu ao Prefeito pela retomada de determinada obra na Rua José Farias, acrescentando que, segundo a Secretaria de Obras, restam 35 dias, a partir do dia da reunião (26), para o retorno de atividades estruturais no Bairro Nova Viçosa. “Aponto a importância da fiscalização e da cobrança, que são pautadas na visita e presença nas comunidades de Viçosa”, finalizou o parlamentar.

Texto: Marcelo Zinato

Revisão e foto: Mônica Bernardi