Parlamento Jovem Viçosa participa do Encontro Regional Online

por Assessoria de Comunicação publicado 09/06/2020 09h50, última modificação 09/06/2020 10h05

O Parlamento Jovem de Minas (PJ) 2020, que tem como tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, teve seu primeiro Encontro Regional do Polo Caparaó nesta sexta-feira (05), por intermédio de um aplicativo de videoconferência. O Polo, que mais uma vez, tem a cidade de Viçosa como sede, e que completa 10 anos de Projeto, também é composto pelas cidades de Ervália, Mariana, Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Ponte Nova, São Francisco do Glória, Ubá, Urucânia e Visconde do Rio Branco.

O evento contou com a presença de aproximadamente 40 alunos, coordenadores e vereadores dos municípios que compõem o Polo. Representando Viçosa participaram do Encontro o Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo, Marcos Nunes Coelho Júnior, ex-Vereador; o Assessor Parlamentar Paulo Roberto e a equipe de monitores. Também marcaram presença a Presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, Vereadora Aninha de Fizica (PSB); a Vereadora de Ponte Nova, Raimunda Gomes (Fiota) (PEN); o Vereador de Urucânia Gerson Ramos (PRB). e os vereadores de São Francisco do Glória Paulo César (Buiu) (PSDB) e Eduardo Lazaroni (PT).

O Encontro contou com um momento de apresentação dos estudantes e com um webnário ministrado pelo Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Luiz Eduardo Fontes. Na ocasião, foram abordadas questões sobre meio ambiente, sustentabilidade e um novo normal para que seja possível conviver em harmonia ecológica.

Em sua fala, o Professor Luiz Fontes ressaltou a importância da política estar integrada com a ecologia “gosto de chamar atenção para o artigo 225, a Constituição Federal que norteia nós todos impõe ao poder público e à coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente para as próximas gerações”, completa.

O Coordenador Pedagógico Marcos Nunes agradeceu às cidade, às câmaras, às escolas, aos coordenadores municipais e aos estudantes pela adesão e participação no Parlamento Jovem, nessa jornada online que, embora cheia de aprendizagem ainda é muito desafiante, “tem sido muito gratificante estar com os estudantes nos eventos que temos promovido, por outro lado tem havido uma tristeza de saber que muitos estudantes têm dificuldade de estar interagindo com o Projeto, pelo não acesso a uma internet adequada ou ausência de computadores e/ou celulares, ao longo deste tempo. Apreciamos muito o esforço de todos, agradecemos e estamos cada dia mais motivados”.

O Projeto Parlamento Jovem, promovido em Viçosa desde 2010, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Escola do Legislativo e da PUC Minas, desenvolvido em parceria com as câmaras municipais. O Projeto tem como objetivo a formação dos jovens e incentivá-los a participar ativamente da política e exercer, de fato, a cidadania.

*texto da estagiária Paloma Albuquerque sob a supervisão de Mônica Bernardi