Vereadores aprovam recurso para Construção de Arena Esportiva

por Assessoria de Comunicação publicado 14/08/2020 15h40, última modificação 14/08/2020 16h37

Na manhã da sexta-feira (14), ocorreu uma reunião Extraordinária, sem remuneração, em que foi aprovado o Projeto de Lei nº 052/2020, de autoria do Prefeito Ângelo Chequer (PSDB), autorizando crédito especial destinado para a construção de uma arena esportiva no Município. O recurso, no valor aproximado de R$ 600 mil, é proveniente de emenda parlamentar do Deputado Estadual Roberto Andrade (Avante), após firmar parceria com os vereadores Helder Evangelista (Cherinho) (PSL) e Wallace Calderano (PSC).

Em parecer ao Projeto de Lei, o Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) elucidou que a aprovação da Lei delibera R$ 1.410.00,00 milhões, provindos dos recursos próprios da Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV), para a construção do campo de futebol, totalizando cerca de R$ 2 milhões destinados para a obra.

Já a título de informação, enquanto Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, o Vereador Geraldo Luís (Geraldão) (Avante) confirmou a viabilidade da construção do campo, visto que, de acordo com a Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º quadrimestre de 2020, ocorrida no dia 13/08, a Prefeitura teria recursos suficientes para sanar financeiramente a construção, devido à débitos estaduais pagos, sem abalar os cofres públicos. Entretanto, salientou que a fiscalização terá que ser recorrente pela Casa Legislativa, visto que já houve a liberação de recurso para a construção de estádios outras vezes para Viçosa, mas que não foram devidamente executadas. Em 2013, na última recorrência do problema, o Vereador Idelmino esteve à frente na possível construção de um estádio, mas que não fora atendido, tendo uma perda financeira para a iniciativa e para os cofres públicos no valor de R$ 2 milhões de reais.

Em seguida, a Vereadora Brenda Santunioni (Patriota) celebrou a intenção de investimentos no setor esportivo, “como uma forma de os viçosenses exercerem sua cidadania, uma alternativa que afasta jovens das drogas, além de agraciar uma região periférica, que merece maior atenção do poder público”. Sendo forte defensor do esporte, o Vereador Wallace valorizou a união dos vereadores ao apoiar a “atividade física, tanto na aprovação deste projeto quanto nos esforços para conseguir respostas dos órgãos de saúde municipais sobre a reabertura das academias”, alegrando-se com a possibilidade de o campo vir a tornar-se um estádio municipal, com uma praça esportiva, e a criação de dois campos.

O Vereador Antônio Elias Cardoso (PODE), Presidente da Casa Legislativa, agradeceu à todos os vereadores que compõem a Casa Legislativa de Viçosa pelos seus grandes trabalhos em prol do Município, dando destaque, em razão do momento, aos vereadores Wallace Calderano, Helder Evangelista e Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PMN) pelo empenho e dedicação que possuem no setor esportivo da cidade. “É com enorme prazer que afirmo, a nível de Estado, que somos a Câmara que mais captou recursos neste mandato Legislativo, graças ao trabalho de todos aqui presentes”, enfatizou.

*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi