Vereadores discutem obras do Executivo em período eleitoral

por Assessoria de Comunicação publicado 17/11/2020 08h19, última modificação 17/11/2020 08h19

Chegada a véspera das eleições municipais, a discussão sobre obras infraestruturais ganhou maior notoriedade em meio à reunião Ordinária da terça-feira (25). Inicialmente, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD) expôs o descaso com algumas ruas do Distrito de São José do Triunfo (Fundão). “Desde 2013 cobro a pavimentação de massa asfáltica das ruas São Lourenço, São Sebastião e José Soares da Rocha, e recobrei hoje com a Indicação nº 291/2020; mas o que se vê é pouca ou nenhuma realização dentro do distrito, de maneira geral, por parte do Executivo. A falta de planejamento é inegável”, reclamou o parlamentar, pedindo à população que se informe sobre as funções dos legisladores para fundamentar suas cobranças.

Complementando, o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PODE), acrescentou que “empresas encarregadas das obras fizeram múltiplas licitações nas cidades do Município neste ano e sobrecarregaram-se, devido ao mal planejamento do Executivo, gerando serviços de qualidade reduzida”. Ademais, o Presidente disse à Casa Legislativa que não irá mais ocorrer o asfaltamento de todas as ruas do Fundão, por meio de emenda parlamentar de R$ 275 mil, do Deputado Federal João Carlos Siqueira (Padre João) (PT) junto do Vereador Sávio José (PT). “O Município prometeu recurso próprio, por isso nós vereadores aprovamos a abertura de crédito especial, mas apenas o recurso do convênio foi utilizado no asfaltamento de algumas ruas, e as outras incluídas na promessa não receberão melhorias”, informou com pesar.

Tratando de outro contexto, o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (Avante) apresentou na reunião a necessidade urgente de o Executivo tomar providências sobre o desabamento de um barranco no Distrito de Cachoeira de Santa Cruz, na Rua Joaquim Isidoro, e de outros pontos que aparentam estar em risco de outros deslizamentos de terra, nos bairros Santo Antônio e Bom Jesus, em decorrência das chuvas fortes do início do ano de 2020. “Acionamos a Defesa Civil, que tomou as medidas iniciais, mas é preciso investimento, para que as pessoas não corram perigo e tanto as residências e a mobilidade urbana nos trechos sejam preservadas”, pontuou, citando sua Indicação nº 292/2020, pedindo intervenções.

Além disso, Geraldão solicitou à Prefeitura a realização de operação tapa buraco na Rua Capitão Arnaldo, Bairro Santa Clara, próximo ao número 117; calçamento na Rua Francisco Marinho da Silva, Bairro Bom Jesus; e reparos no perpassar da Rua Paula Cândido, Bairro João Braz; por meio das Indicações nºs 283, 287 e 288/2020, respectivamente.

Também tangendo o assunto, o Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) cobrou durante a Palavra Livre, após realizar indicações e pedidos passados, que o Executivo refaça o muro da Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, em Nova Viçosa. O Vereador Ronildo Ferreira (DJ Ronny) (PMN) esclareceu que o reparo foi considerado pequeno pela Secretaria de Obras, e que está incluído no projeto de construção do campo de futebol da escola.

Por fim, o Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (CIDADANIA) demonstrou preocupação quanto ao poste de iluminação instalado pela CEMIG no “Trevo da Fama”, próximo ao hipermercado; pedindo sua retirada, devido ao asfalto já danificado em suas proximidades. Ademais, mostrou-se contrário ao projeto feito pela Secretaria de Obras de um passeio que interliga o Bairro Santo Antônio ao Bairro João Braz nesta mesma localidade, visto que é possível construir uma passagem mais curta, para beneficiar os muitos pedestres que utilizam a via.

*texto do estagiário Marcelo Zinato sob supervisão de Mônica Bernardi