Vereadores prestam minuto de silêncio em respeito à 1ª vítima de COVID em Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 17/11/2020 08h18, última modificação 17/11/2020 08h18

Em respeito e condolências à primeira vítima de Coronavírus (COVID-19), a Câmara Municipal realizou um minuto de silêncio na reunião Ordinária da terça-feira (18). Ainda sobre a pauta, problemas relacionados à pandemia também ganharam destaque, novamente, no plenário da Casa Legislativa.

“Infelizmente, o dia que ninguém queria chegou no último sábado”. O Vereador Sávio José (PT), Vice-Presidente da Casa, deu início à sua fala pedindo a compaixão de todos presentes no plenário para realizar o minuto de silêncio em solidariedade à primeira vida que a COVID-19 retirou em Viçosa. “Lamentavelmente, um senhor de 91 anos somará às 109 mil vítimas da COVID-19. Alertamos há muito tempo, infelizmente algumas medidas são impopulares, mas na Câmara nunca faltou respeito à vida, e ela é o que mais importa. Era um senhor com história, familiares e uma vida, um fatídico evento que ninguém gostaria no seu âmbito familiar”, finalizou.

Tratando do contexto econômico, o Vereador Edenilson Oliveira (PSD) alertou que comércios viçosenses, incluindo estabelecimentos de grandes empresas, vêm sendo fechados pela equipe de fiscalização do Poder Executivo, devido ao descumprimento de normas do decreto municipal por consumidores. “Proprietários e funcionários chegam a perder o controle de quem acessa suas lojas, alguns em dias inapropriados de acordo com o rodízio por CPF, e outros sem máscara”. O parlamentar frisou a importância de os órgãos de saúde municipais reverem o rodízio, que vem gerando fechamentos de lojas, desemprego e restrição exagerada no tempo de compra por semana dos consumidores.

Em continuidade à pauta da pandemia, o Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB) solicitou ao Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, o Vereador Geraldo Luís (Geraldão) (Avante), as tramitações em relação à liberação e aprovação de créditos orçamentários a respeito da COVID-19 que passaram pela Casa, para que, de acordo com o próprio parlamentar, “tenhamos uma noção legítima da quantia liberada e dos gastos com a pandemia”.

Por fim, o Vereador Carlitos Alves (Meio Kilo) (PSDB) apresentou, e teve aprovada, na reunião sua Indicação nº 269/2020, a qual solicita que o Executivo encaminhe para a Câmara seu posicionamento sobre o Projeto Atendimento Precoce, uma campanha que visa autonomia médica; e qual o tratamento oferecido pela cidade aos pacientes que apresentam sintomas da doença.

*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi