Vereadores questionam a situação de Fundos Municipais

por Assessoria de Comunicação publicado 17/11/2020 08h18, última modificação 17/11/2020 08h18

No decorrer da reunião Ordinária da terça-feira (18), houve o levantamento de discussões importantes pelos parlamentares. Enfatizados pelos vereadores Geraldo Luís (Geraldão) (Avante) e Sávio José (PT), respectivos Secretário e Vice-Presidente da Mesa Diretora, durante a Palavra Livre, os Fundos Municipais de Viçosa foram dados como desamparados neste período de pandemia.

Dando início à pauta, Geraldão, enquanto Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, apresentou a movimentação financeira em que se encontram alguns Fundos Municipais, de acordo com o período de janeiro a maio de 2020. Dentre eles estavam os Fundos Municipais do Meio Ambiente; de Patrimônio; do Esporte; de Políticas Culturais; do Turismo; da Criança e do Adolescente; e Fundo Municipal do Idoso.

Em conclusão as análises, o parlamentar ressaltou que não houve movimentação financeira nos Fundos de Políticas Culturais, do Idoso, do Turismo e do Esporte e criticou que, dentre os fundos citados, Políticas Culturais e Turismo não tiveram arrecadação alguma. Além do mais, o vereador ressaltou o saldo bancário de R$ 994 mil no Fundo da Criança e Adolescente que “poderiam ser revertidos em mais atenção a esse público, visto que a educação é uma pauta que nunca pode deixar de existir”.

Já o Vereador Sávio enfocou a falta de atenção da Administração Pública dada ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O parlamentar solicitou ao Executivo que encaminhe à Câmara o extrato bancário do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, instituído pela Lei ordinária nº 2.522/2015, e que nomeie, por meio de Portaria, o referido Conselho, por meio das Indicações nºs  271 e 272/2020, respectivamente. Sávio afirmou que o órgão de representação é de extrema importância, para que haja comunicação entre a comunidade e o poder público, de forma a assegurar benefícios para a população feminina.

*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi