Vereadores voltam a falar sobre ações do Município no combate à COVID-19

por Assessoria de Comunicação publicado 17/11/2020 08h20, última modificação 17/11/2020 08h20

Refletindo os desdobramentos do Decreto Municipal para contenção do novo Coronavírus (COVID-19), a discussão dos vereadores na reunião Ordinária da terça-feira (01) teve como assuntos predominantes a transparência sobre repasses e gastos no combate ao vírus, o rodízio por CPF e o retorno do futebol.

O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), iniciando a pauta, cobrou, por meio da Indicação nº 302/2020, que o Executivo encaminhe para a Câmara a documentação relacionada ao repasse do Governo Federal ao Município para o combate do coronavírus. “De acordo com o página do Ministério da Saúde, a previsão desse repasse era até o dia 31 de agosto e precisamos verificar a entrada desse recurso no orçamento vigente para que avaliemos”, frisou. Por fim, apresentou a Indicação nº 300/2020 pedindo para que retome com o tratamento odontológico eletivo do Município, visto que a população mais carente está sofrendo com a ausência desse recurso, “uma política pública que a população está sendo privada”, salientou Idelmino.

Tratando de outro contexto, o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PSL) retomou sua Indicação nº 285/2020, assinada pela maioria dos parlamentares da Casa Legislativa na reunião última (25/08), que solicita ao Executivo e ao Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES-Viçosa) o cancelamento do rodízio de CPF, ou que o atendimento aconteça em dias pares e ímpares de acordo com o número do cadastro. Helder destacou ser contrário à restrição comercial, visto que tem aumentado a taxa de desemprego em Viçosa, e desqualificou críticas por sua atitude em redes sociais, “estamos em um País democrático, assim, temos o direito de discordar uns dos outros, por isso me manifestei em prol de pessoas honestas, as quais vêm passando necessidade”.

Dando continuidade, o Vereador Paulo Sérgio (Toti) apresentou a conclusão da reunião, realizada no dia 31 de agosto, sobre a retomada das atividades futebolísticas em Viçosa, na qual o Prefeito Ângelo Chequer (PSDB) explicou que ainda não era possível tal abertura. O Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PMN) questionou a integridade das barreiras no atual cenário, visto que muitos veículos estão circulando normalmente e está servindo, apenas, para incomodar a população que precisa da documentação. Não obstante, os Vereador Carlitos Alves (Meio Kilo) (PSDB) e Brenda Santunioni (Patriota) salientaram a  ineficácia do rodízio por CPF novamente. “As restrições/limitações impostas estão funcionando com o propósito que foram criadas? E qual era esse propósito? Precisamos entender que estamos num momento de testes e o CPF precisa ser reavaliado imediatamente”, disse Brenda.

Traçando um panorama geral sobre as medidas de combate à COVID-19  e o posicionamento da Casa Legislativa, o Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (Avante) revelou que esteve em contato com o Secretário de Saúde Marcos Schitini, apresentando as Indicações e pautas recorrentes nas reuniões plenárias. Em seu entendimento, o Executivo vem interpretando as ações dos legisladores como agressivas e disfuncionais com relação aos Decretos Municipais. “Apenas reverberamos as reivindicações da população, e as medidas de contenção ao vírus são tidas internacionalmente como experimentais, então devemos considerá-las de tal maneira, e não como irredutíveis”, finalizou.

*texto do estagiário Thiago Fernandes sob a supervisão de Mônica Bernardi